Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAFE PROMOVE RASTREIO DE COLESTROL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Profissionais alertam para problemas de doença que pode causar lesões cardiovasculares graves

O colesterol alto é um fator de risco para a saúde, nomeadamente no que se refere a um maior risco de doenças do coração.

No sentido de alertar para os problemas causados por uma doença silenciosa que pode provocar lesões graves a nível cardiovascular, os alunos da Licenciatura de Análises Clínicas e de Saúde Pública da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, ESSVA-CESPU, estão a promover um conjunto de rastreios por várias cidades.

Em Fafe a iniciativa promovida por Andreia Pinto, licenciada em Análises Clinicas e de Saúde Pública, em colaboração com a Câmara Municipal de Fafe e a Escola Superior de Saúde do Ave, realiza-se no próximo dia cinco de Setembro, na Biblioteca Municipal.

O rastreio, que decorre das 9H00 às 17H00, é gratuito e tem como objetivo, segundo a responsável “alertar para um problema grave que afeta cada vez mais pessoas, incluindo jovens”.

No rastreio, os participantes vão ter oportunidade de medir o colesterol e ter acesso a um boletim com todas as medidas preventivas para combater a doença. Refira-se que há dois tipos de colesterol, o HDL considerado o “bom” que ajuda a remover o colesterol das paredes das artérias e o LDL, o “mau”, que quando alto pode provocar doenças cardiovasculares.

Há várias razões para o colesterol alto, desde logo uma má alimentação, peso acima da média, sedentarismo e outros problemas associados com diabetes, doenças renais, do fígado ou tiroide.