Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAFE E RESINORTE APOSTAM NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Município de Fafe e Resinorte parceiros na educação ambiental. Palestras levadas a cabo nas escolas do concelho

A Câmara Municipal de Fafe e a Resinorte têm vindo a desenvolver, junto da comunidade escolar, ações de sensibilização relativamente à correta separação e valorização dos resíduos sólidos urbanos.

A Resinorte é a entidade responsável pela exploração e gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Norte Central.

É neste sentido que tem desenvolvido um conjunto de eco-aulas e palestras em várias escolas do concelho de Fafe, com o objetivo de promover a correta separação multimaterial e valorização dos resíduos sólidos urbanos.

As eco-aulas fazem parte de um projeto de sensibilização da comunidade escolar que, em conjunto com a Câmara Municipal de Fafe, integra um projeto de educação ambiental da comunidade em geral, que se vai desenrolar nos próximos meses, com diversas iniciativas. Este projeto visa a implementação de um projeto piloto relacionado com a recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos porta-a-porta, em Fafe.

As ações de sensibilização desenvolvidas alertam as crianças do ensino pré-escolar até aos jovens do ensino secundário, bem como os assistentes operacionais e professores (numa segunda fase), para a problemática dos resíduos sólidos urbanos e para a necessidade de reduzir, reutilizar, reciclar e restaurar.

As ações de educação ambiental já tiveram início na Escola Profissional de Fafe e no Agrupamento de Escolas de Fafe.

Neste mês de Fevereiro, terão lugar no Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira, para as turmas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo. Hoje, decorreu já uma eco-aula na EB1 de Silvares S. Clemente. Durante a presente semana, é a vez da Escola Prof. Carlos Teixeira (Fafe) – dia 2 –, da EB1 de Seidões e da EB1 Serrinha (Quinchães) – dia 4 – receberem esta ação, que também passará pela EB1 S. Jorge (Fafe), no dia 15 de Fevereiro, na EB1 da Devezinha (Fafe), no dia 12 de Fevereiro, e na EB1 do Santo (Fafe), nos dias 17 e 18 de Fevereiro.

Durante as palestras são distribuídos eco-bags, para promover a reciclagem dentro da sala de aula e no espaço escolar. O público-alvo destas ações vai desde os alunos do ensino pré-escolar ao secundário.

José Baptista, vereador com o pelouro das concessões (Indaqua e Resinorte), destaca “a necessidade de fazermos esta sensibilização junto dos mais jovens, promovendo futuros cidadãos responsáveis, no que ao ambiente diz respeito, e tentando chegar também, desta forma, aos seus familiares.”

“Ao mesmo tempo, também os assistentes operacionais terão a oportunidade de assistir às ações de sensibilização, o que é muito importante, dado que são os profissionais responsáveis por levantar os resíduos das salas e colocá-los nos respetivos ecopontos.

Queremos continuar a apostar nestas iniciativas de educação ambiental, acreditando que são parte importante na promoção de um futuro melhor, em que os cidadãos valorizam o ambiente e fazem por conservá-lo, não só através da separação dos resíduos sólidos urbanos e da reciclagem, como através da tomada de opções no dia-a-dia que valorizem o meio ambiente”.