Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

FAFE DOTA PARQUE DA CIDADE COM NOVOS INVESTIMENTOS E INFRAESTRUTURAS

Câmara Municipal vai instalar Parque infantil já preparado para crianças com mobilidade reduzida. Parque bio saudável e mais iluminação pública também estão previstos

Depois de se ter avançado, como prometido, com a terraplanagem, modelação do terreno, criação de drenos para desvio das águas de nascente, criação de percursos pedonais e plantação de árvores, o Parque da Cidade entra agora numa nova fase, que prevê a demolição parcial de alguns muros de betão e remoção da “casa dos pássaros”.

parque da cidade

O Parque da Cidade de Fafe está cada vez mais apelativo e, este verão, vai já contar com um Parque Infantil, umginásio ao ar livremais iluminação e sem trânsito na via que liga atualmente o Pavilhão Multiusos ao parque de estacionamento de Sá, interligando assim, as duas áreas de lazer.

Além dos novos equipamentos e iluminação dos novos percursos entretanto criados, arrancará também a fase de sementeira de prado e de alguma relva, bem como colocação de mais rede de rega.

Parque infantil

O parque infantil, com uma área de 425 m2, será composto por diversos equipamentos destinados a crianças também com mobilidade reduzida, tratando-se de um espaço com todas as condições para que os mais novos possam usufruir de momentos de lazer e diversão.

Parque Bio Saudável

Até ao verão será ainda construído o parque Bio Saudável junto aos percursos pedonais, composto por seis equipamentos desportivos, formando um pequeno ginásio ao ar livre, que vai permitir complementar as atividades físicas no parque.

Mais iluminação, percursos pedonais

No âmbito desta intervenção, está prevista a instalação de iluminação pública de todos os percursos pedonais criados recentemente. No total, serão colocados 48 conjuntos de luminárias, com quatro metros de altura, com tecnologia led, uma obra que irá possibilitar a utilização dos referidos percursos de noite com mais conforto e segurança. Ainda no que respeita a iluminação, serão implantadas 3 colunas de 15 metros de altura para uma iluminação geral de toda a área.

Serão ainda colocados bebedouros e papeleiras na nova área.

Alterações de trânsito

No que respeita ao trânsito, nesta fase, serão efetuadas também algumas alterações, com o objetivo de consolidar e unir o jardim central e a área de lazer do Parque da Cidade. A via automóvel que liga o parque de estacionamento de Sá, ao Pavilhão Multiusos deixará de ser transitável, sendo reconvertida num percurso pedonal e ciclável, com 3 de metros de largura.

Assim, para além de possibilitar a ligação das duas áreas de lazer, vai permitir também ampliar os circuitos pedonais combinados com os já existentes, bem como melhorar os níveis de segurança para os utilizadores.

No que se refere ao trânsito automóvel na direção da Avenida Tenente Coronel Melo Antunes, este será encaminhado, junto à Escola Montelongo, para a esquerda em direção à Rua de Sá, sendo que o acesso ao Pavilhão Multiusos será exclusivamente de acesso aos dois parques de estacionamento situados nas imediações.

Com mais esta intervenção no Parque da Cidade, que deverá estar concluída em três meses, estarão criadas todas as condições para que os munícipes utilizem e usufruam de um espaço com melhores condições, quer seja, como área de lazer ou de desporto. As intervenções no parque da cidade continuarão em 2016 e 1017 (fase 3) .

Para o presidente da câmara municipal, Raul Cunha, esta é mais uma obra com objetivo de dignificar um espaço nobre da cidade.

“Este é mais um passo para andar com o parque da cidade para a frente, transformando-o num espaço melhor e para todos, o que de resto é desde a primeira hora um dos meus compromisso com os fafenses.

Por se trata de uma obra ansiada, estamos empenhados em lhe dar uma nova vida e transformá-lo num local procurado por todos”.

De resto, esta é também a opinião partilhada pelo vereador responsável pelo pelouro das obras na câmara municipal de Fafe, Vítor Moreira, que destaca a importância das mesmas.

“Estas obras vão criar todas as condições para que se possa usufruir de uma zona verde e um espaço de lazer no centro da cidade”, disse Vítor Moreira, salientando também que “com esta intervenção em termos também de supressão de via a zona de lazer aumentará, garantindo mais e melhores condições de segurança para os utilizadores do Parque.”

Refira-se que o Parque tem vindo a ser alvo de várias intervenções, no sentido de o transformar, num local mais aprazível e com melhores condições para todos os que o procurem.

Já foram plantadas árvores, introduzidos percursos pedestres e infraestruturas de drenagem e iluminação, no sentido de permitir, entre outros, a prática desportiva.

Na sequência da plantação de árvores autóctones no parque, pretende-se agora a introdução de prado e de arbustos, concluir o coberto vegetal do parque. Será ainda introduzido um sistema de rega que vai permitir gerir de forma mais rigorosa os recurso hídricos naturais e ajudar à preservação e manutenção do seu coberto vegetal.