EXPOSIÇÃO INTEGRATS TRAZ O PATRIMÓNIO DE ANDORRA A VIANA DO CASTELO
Os membros do Grupo de Folclore Casa de Portugal vão trazer a obra fotográfica INTEGRATS à cidade portuguesa de Viana do Castelo a partir de 16 de agosto. A cerimónia de abertura está marcada para as 18h30 no salão nobre dos antigos Paços do Concelho, um edifício emblemático da cidade do século XVI localizado no epicentro da Praça da República da capital de distrito.
O espaço foi viabilizado pela autarquia para acolher as 14 fotografias tiradas pela fotógrafa Mireia Medeiros em 14 espaços emblemáticos do património arquitetónico do Principado de Andorra, com os membros do Grupo a recriarem cenas do quotidiano da primeira metade do século XX. Além disso, a exposição é acompanhada por um documentário produzido por Marc Medeiros que conseguiu captar as cenas dos membros do Grupo enquanto faziam sessões fotográficas e diferentes testemunhos de personalidades andorranas sobre o património andorrano e este trabalho integrador.
A exposição foi inaugurada a 7 de fevereiro de 2023 no Hotel Rosaleda e desde então tem visitado todas as freguesias do Principado de forma itinerante. A cerimónia de abertura na cidade portuguesa do Alto Minho será conduzida por Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo na presença de Sergi González i Olalla Losada, Cônsul Maior e Menor de Andorra la Vella, bem como Eva Descarga, Embaixadora do Principado de Andorra em Portugal e membros do Grupo que também estarão presentes nas festividades da Peregrinação da Agonia.
O principal festival de Viana do Castelo que conta com mais de um milhão de visitantes durante os nove dias do festival. Antes da cerimónia de abertura, o acordo de geminação entre as duas cidades será assinado na presença de ambos os autarcas, depois de o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, ter visitado a capital andorrana, a 26 de junho, para formalizar o acordo de geminação entre Andorra-a-Velha e a cidade de Viana do Castelo. Além da inauguração, uma representação do Grupo de Folclore Casa de Portugal composta por 5 membros participará na tarde de sexta-feira no desfile de Mordomia deste ano composto por 1000 Mordomas de Portugal e de mais dez países.