Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EXECUTIVO MONÇANENSE ADJUDICA REQUALIFICAÇÃO DA ESTRADA ENTRE A GRANJA E SANTA MARINHA

A reunião descentralizada na freguesia de Tangil, a segunda no âmbito do “Roteiro de Proximidade” promovido pelo atual executivo liderado por António Barbosa, trouxe um investimento importante para a população local: Requalificação da Estrada entre a Granja e Santa Marinha.

DSC_0298 (Large)

A empreitada, adjudicada por 255.392,96 €, acrescido de imposto, à empresa Construcciones Fechi, SLU-Sucursal em Portugal, é uma necessidade antiga da população. Por um lado, constitui uma mais-valia em termos de circulação/segurança rodoviária. Por outro, garante um acesso mais facilitado à freguesia vizinha de Merufe.  

A adjudicação desta obra estruturante teve lugar, ontem à noite, no Centro Cultural do Vale do Mouro, contudo, a sua relevância para Tangil “ouviu-se”, a várias vozes, ao longo da tarde nos diferentes contactos que António Barbosa manteve com a população.

Acompanhado pelo presidente da junta, Euclides Cerqueira, o autarca monçanense inteirou-se das preocupações e prioridades dos tangilenses e ouviu muitos parabéns pela vitória alcançada no dia 1 de outubro. As manifestações de carinho sucediam-se em cada lugar. António Barbosa retribuía com agrado, agradecendo o apoio de todos.

Dentro do carro, confidenciava: “mais que os projetos ou as obras, são estes gestos simples e sentidos, feitos por pessoas humildes e carinhosas, que nos incentivam a levantar cedo e a deitar tarde para lhes dar as melhores condições de vida. Esta gente merece todo o nosso esforço”.

Além de apontar as necessidades manifestadas pela população e equacionar, logo ali, algumas soluções passíveis de concretização, António Barbosa “reencontrou-se” com os investimentos efetuados pela junta de freguesia nos últimos quatro anos de governação.

Com referência para a limpeza das bermas das estradas e caminhos, salientam-se os trabalhos de valorização na estrada de Modelos, constando de transferência de espigueiro, que estava sobre a estrada, e respetivo alargamento da via, permitindo o acesso e circulação de ambulâncias, até então impossível.

Destaque ainda para o melhoramento de vários lavadouros públicos, requalificação de toda a envolvente do cemitério e abertura de um acesso direto ao “coração” da freguesia, espaço onde se localiza a EBI, a Casa do Povo, a Junta de Freguesia, a GNR e o Centro Cultural do Vale do Mouro.

Sem dúvida, um investimento estruturante que marcou o primeiro mandato de Euclides Cerqueira. É suficiente? A resposta é não. O autarca de Tangil tem outras ideias, outros projetos. Em suma, continuação da valorização da rede viária e aposta na componente turística com aproveitamento das margens do rio Mouro.

Investimentos que irão contribuir para tornar a freguesia de Tangil mais atrativa e visitável, sendo complementados com a gradual valorização do património religioso. Este domingo, com a presença do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, será inaugurado o adro da Igreja Paroquial. Uma beneficiação que embeleza o espaço exterior e orgulha todos os tangilenses.

Fernando Silva

DSC_0313 (Large)

DSC_0330 (Large)

DSC_0335 (Large)

DSC_0353 (Large)