Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EXECUTIVO DE MONÇÃO APROVA PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DOS PAÇOS DO CONCELHO

Em reunião descentralizada realizada, ontem à noite, na sede da Junta de Freguesia de Riba de Mouro, o Executivo Municipal de Monção, aprovou, entre outros assuntos, o projeto de execução da requalificação dos Paços do Concelho.

auditorio 01

Seguem-se agora os procedimentos administrativos necessários para o lançamento do concurso público e posterior adjudicação da empreitada, sendo intenção da autarquia monçanense iniciar os trabalhos no próximo ano, prevendo-se a sua conclusão em 2020.

auditorio 02

Nesse sentido, inscreveu uma verba de 351.054,00 € no orçamento e plano de atividades para 2019, documento aprovado no Executivo Municipal, a 14 de novembro, e na Assembleia Municipal, a 23 de novembro. Este valor será reforçado no ano seguinte para a conclusão dos trabalhos que, de acordo com o projeto, terá um custo aproximado de um milhão de euros.

A intervenção do imóvel, presentemente desocupado após transferência dos serviços para outros espaços, salvaguarda a imagem exterior do edifício, bem como os principais elementos estruturantes nos espaços interiores, procedendo-se à sua recuperação integral e redimensionamento das áreas de trabalho.

O salão nobre, rebaixado em forma de anfiteatro, situado no rés-do-chão, terá uma capacidade para 110 lugares. As águas furtadas, até agora sem qualquer utilização, serão devidamente intervencionadas para receber os serviços de ação social, cultura e turismo.

Localizado em pleno centro histórico de Monção, no Largo de Camões, o edifício dos Paços do Concelho, cuja fisionomia atual data da segunda década do século passado, sofreu algumas intervenções pontuais de adaptação nas décadas de 60 e 90 do século passado.

Paços do Concelho 02