Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EXECUTIVO CAMINHENSE REÚNE AMANHÃ EM SESSÃO ORDINÁRIA

Nos Paços do Concelho, pelas 15h00

O Executivo reúne amanhã, quarta-feira, em sessão ordinária, que decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00. Entre outros assuntos que estarão à votação, destaque para o Protocolo de parceria “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa” - Aviso de Concurso Norte – 14 – 2016 – 03 – Património Cultural, que pressupõe uma parceria entre os municípios de Caminha, Esposende, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valença, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Nova de Cerveira.

A parceria a estabelecer no âmbito da “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa” vai permitir a apresentação de uma candidatura conjunta a fundos comunitários. O projeto subjacente contempla investimentos comuns e de tipo local para melhoria deste itinerário. O protocolo regula ainda as formas de cooperação entre os municípios e as responsabilidades na execução do projeto.

De referir que estão previstos dois tipos de ações: por um lado, as comuns e transversais a todos os parceiros, ao nível de requalificação, da promoção e comunicação, da articulação tecnológica e da animação do itinerário; mas também diferenciadas para cada município aderente, que assume compromissos específicos.

O valor de investimento global orçamentado supera os dois milhões de euros.

Nesta reunião serão também apreciadas importantes propostas no âmbito da Educação, como é o caso do Plano de transportes escolares ano letivo 2016/2017 e do Protocolo de cooperação entre o Município de Caminha e o Município de Vila Nova de Cerveira. Neste último caso, os dois municípios vão proporcionar aos alunos o usufruto de equipamentos nos dois concelhos, ou seja, os estudantes de Vila Nova de Cerveira poderão visitar gratuitamente o CISA – Centro de Interpretação da Serra d’Arga e a Torre do Relógio, enquanto as crianças de Caminha irão beneficiar de visitas ao Aquamuseu do Rio Minho e aos Moinhos da Gávea.

Da ordem de trabalhos fazem parte ainda, entre outros pontos, o Protocolo entre a Câmara Municipal de Caminha e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita para organização do Festival Internacional de Danças Folclóricas “O Mundo a Dançar”; atribuição de subsídio à Confraria de São Bento de Seixas para apoio na realização das festividades, nomeadamente nos custos de atuação da Banda Musical Lanhelense;a atribuição de subsídio à Junta de Freguesia de Vile para apoio na repavimentação da Rua da Tapada; asnormas de participação no evento “Festa do Mar e da Sardinha” e a homologação da ata I, Auto de Sorteio, Ata II do XXV Procedimento de sorteio de espaços de venda vagos na Feira Semanal de Caminha.