Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EXECUTIVO CAMINHENSE QUER QUALIFICAR MARGINAL DE SEIXAS

Primeira reunião descentralizada de 2015 com recorde de participação

Seixas acolheu ontem a primeira reunião descentralizada de 2015. Os seixenses estiveram em grande número no salão da Assembleia de Freguesia para ouvir e dialogar com o executivo caminhense. “Sentimos a responsabilidade da vossa exigência. Estamos aqui para fazer cada vez melhor. Seixas sabe que pode contar com a Câmara Municipal e a Câmara Municipal espera muito de Seixas”, foi a mensagem deixada ontem aos seixenses pelo presidente da Câmara.

reuniao seixas 3

Na verdade, a reunião de ontem contou com 15 inscritos. O número de inscrições não passou despercebido a Miguel Alves que felicitou a freguesia pelas inscrições e pela participação das pessoas: “é um número recorde de inscritos. Esta participação demonstra a vontade das pessoas participarem e darem ideias ao executivo”. Esta adesão traduz a importância que estas reuniões têm para as populações”.

Rui Ramalhosa, presidente daquela Junta de Freguesia, agradeceu ao executivo o empenho e a colaboração que o Município de Caminha tem prestado à freguesia de Seixas na realização de várias intervenções.

reuniao seixas 4

A Marginal de Seixas, a pesca, as espécies invasoras, a envolvente do Mosteiro de S. Bento, a recolha de lixo e assuntos diversos sobre vários arruamentos, foram os temas mais visados na reunião descentralizada.

Sobre a requalificação da Marginal de Seixas, “uma varanda junto ao rio Minho”, Miguel Alves explicou que o objetivo do Município é valorizar toda a área. Por um lado, o executivo quer qualificar a Marginal, tornando--a ainda mais bonita, e por outro quer ajudar os pescadores, dotando-a das condições necessárias para realizarem o seu trabalho. No entanto, o presidente da Câmara esclareceu que é necessário encontrar financiamento para realizar a obra e lembrou, uma vez mais, que as linhas de financiamento comunitárias não se direcionam para o “betão”. Miguel Alves explicou que a aposta na ecovia “Seixas/Lanhelas” pode ser uma “alavanca” para agarrar outro tipo de investimento.

Ainda sobre a construção do Viveiro, o vereador Rui Teixeira disse que a obra está atrasada e explicou que esse atraso se deve ao facto do atual projeto ter sido candidatado pelo anterior executivo sem projetos de especialidade. Isso significa que foi necessário elaborar os referidos projetos e agora o orçamento já não corresponde ao estabelecido na candidatura.

reuniao seixas 2

Relativamente à questão da vespa asiática, o vereador Guilherme Lagido recordou que o Município promoveu um encontro sobre essa espécie invasora e que se concluiu que não se conhece a biologia da espécie, logo é difícil prever o que vai acontecer. O vereador explicou que a Câmara, no protocolo que celebrou com as duas corporações de bombeiros do concelho, contemplou uma alínea que respeita ao apoio na destruição de ninhos de vespa asiática. Guilherme Lagido considera que esta é uma questão preocupante e acrescentou: “a Câmara de Caminha está atenta ao problema. Iremos acompanhar o desenvolvimento da próxima época e estamos disponíveis para ajustar os meios de combate da forma que acharmos mais adequada”.

Sobre o parque infantil existente no Largo do Mosteiro de S. Bento, Miguel Alves assumiu o compromisso de alterar a sua localização, bem como ainda se comprometeu a alterar o queimador das velas.

Ainda sobre a valorização do Mosteiro, o presidente da Câmara falou da importância de associar o Caminho de Santiago ao Mosteiro de S. Bento. E assumiu equacionar a possibilidade de se promover um evento cultural no Mosteiro, de forma a potenciar e a mostrar ainda mais esta atração do concelho.

A recolha do lixo foi outra das preocupações manifestadas pelos seixenses. Sobre esta questão, Guilherme Lagido assegurou que o município irá colocar mais contentores na Rua Vale do Coura, ou seja, irá reforçar com mais pontos de recolha aquele local “para que a situação fique equilibrada”.

Quanto às questões ligadas aos arruamentos, o executivo ouviu-as atentamente e comprometeu-se a estudar cada um dos dossiês.

reuniao seixas 1