Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EURODEPUTADO JOSÉ INÁCIO FARIA SABOREOU GASTRONOMIA MINHOTA

Preparação de Mostra no Parlamento Europeu em 2019

O eurodeputado José Inácio Faria eleito pelo Movimento Partido da Terra / Partido Popular Europeu, participou no último fim de semana em várias visitas de apreciação de produtos regionais para uma posterior degustação no Parlamento Europeu, no âmbito das suas funções enquanto membro efectivo da comissão da Segurança Alimentar e Saúde Pública.

Capturar1

Recordemos que o programa iniciou-se na manhã de Sábado com uma deslocação ao Intermaché de Prado, onde o aguardavam o Administrador David Rodrigues e os gerentes: Carlos Silva e Fernando Barros; para além do Presidente da Junta local, Albano Bastos; a análise de embalagens de produtos congelados e de outros perecíveis, a sinaléctica e a compra aos agricultores regionais de legumes, frutas, vinhos, charcutaria, carne minhota e demais produtos agropecuários através do programa Origens, e o moderno sistema da rede de Frio, aquecimento e iluminação com sinal positivo de eficiência energética para a defesa do ambiente (e da factura reduzida ao consumidor) foram o tema da conversa.

Seguiu-se um almoço regional no Restaurante Torres de Vila Verde, confecionado pelo proprietário, o Chef Fernando Torres, experiente em promoções da gastronomia portuguesa em Paris e outras localidades europeias. Dois pratos de carne deliciaram os convivas: uma Vitela da avó, com carne minhota, assada no forno, e um Misto da mesma peça, composto de costeleta, costela mindinha, pá e peito; nas entradas, desvelo com o folhado de alheira com crocante de perdiz e legumes da horta, salteados com cogumelos.

O eurodeputado José Inácio Faria seguiu depois para Viana do Castelo, onde a convite do seu conterrâneo e autarca José Maria Costa, assistiu ao Cortejo Etnográfico das Festas da Senhora da Agonia. Na capital do distrito encontrou-se ainda com o Ministro da Cultura, Luis Filipe Castro Mendes e o deputado do Movimento Partido da Terra na Assembleia Municipal, Luis Videira, o conhecido fotógrafo profissional Joca.

Ao final da tarde, já em Ponte de Lima onde o aguardavam amigos e empresários de vinhos e da restauração, visitou a I Feira do Loureiro, no Parque de Exposições da Vila (Expolima); o ponto alto da passagem pelo certame foi a prova do Folar Limiano, uma especialidade local como que uma bola de carnes, cuja massa brioche é regada com vinho verde dessa casta e recheada com enchidos da Quinta dos Fumeiros; a visita terminou no espaço da Casa da Cuca, de Ponte de Lima (Medalha de ouro 2017), com degustação de Leitão á moda da Bairrada acompanhado do precioso néctar das vinhas de Moreira do Lima.

Depois de uma passagem pelo Centro Histórico, decorreu o jantar no Restaurante Solar do Taberneiro, com um Sarrabulho á moda de Ponte de Lima, confecionado por Cassilda Quesado, proprietária e sobrinha do falecido Prior António Quesado, pároco de Vila Franca do Lima, terra natal do eurodeputado José Inácio Faria; o saudoso sacerdote, também com excelentes dotes culinários, era solicitado por prelados bracarenses para elaborar esses menús solenes, evidenciando-se o da visita do Núncio Apostólico Cardeal Fernando Cento (embaixador do Papa Pio XII em Portugal) no Congresso Mariano de Braga em 1954, sendo arcebispo D. António Martins Júnior. Da ementa, sua sobrinha selecionou a sobremesa, esse célebre Arroz Doce á Prior de Vila Franca – que deliciou todos os presentes. Ah, e houve ainda prova da cerveja artesanal – LETRA – produzida em Vila Verde, designadamente uma refrescante de frutos vermelhos e outra com sabor a moscatel e com temporização em casco de carvalho.

No convívio de faca e garfo, entre os comensais, presença do campeão do mundo e vice – olímpico em canoagem Fernando Pimenta, que foi homenageado durante a reunião, o Director de Jornalismo no Comité Económico e Social (CESE) em Bruxelas, António Fernandes e um empresário de produtos portugueses em Genéve, Suíça.

Encontro com Delegação da Bélgica ao Sarrabulho

Mas, a nova passagem do parlamentar europeu a Ponte de Lima, só terminaria no Domingo, pois José Inácio Faria participou ainda num outro evento.

Tratou-se de conviver com uma delegação belga de uma dezena de apreciadores da nossa comida , coordenada por Albano Figueiredo, proprietário do Restaurante Portugal em Bruxelas, que de visita a Portugal, veio ao norte saborear o Sarrabulho da D. Fátima Amorim, na Correlhã, depois de o terem provado há cerca de um ano na capital da Bélgica. E, encantados, os representantes desse país da banda desenhada de Tintin, também se encantaram nas entradas com a Bola de carnes da Sereia do Lima, outra especialidade local, para além dos diversificados produtos do Minho Fumeiro.

O grupo, na sua maioria comerciantes, desejou começar o passeio ao nosso país por Ponte de Lima, antes da ida às Caves do Vinho do Porto e um cruzeiro no Douro, que decorreu ontem.

Antes de seguir para a sua residência vianense de férias, o eurodeputado foi convidar D. Goretti Bezerra, do vizinho Restaurante Sonho do Capitão de Paulo Santos, proprietário e Chef de Cozinha da Casa de S. Sebastião, em S. pedro de Arcos, proprietária e também mestra culinária, para integrar o leque de cozinheiras a participar na Mostra Gastronómica Minho 2019, bem como o Presidente da Associação Empresarial de Ponte de Lima, eng º António Lima como represente dos associados do sector.

Tito Morais / https://www.luso.eu/