Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ESPOSENDE PROMOVE MAIS UMA EDIÇÃO DE SUCESSO DO “MARÇO COM SABORES DO MAR”

“Senhora Peliteiro” venceu Concurso Gastronómico

Decorreu, ontem, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a sessão de entrega dos Diplomas, Lembranças e Prémios aos participantes na 16.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, organizada pela Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com as unidades de restauração do concelho e diversos parceiros.

MSM_

O Restaurante & Atelier Gastronómico "Senhora Peliteiro", de Fão, que concorreu com o prato “Sopa da Senhora”, foi o vencedor do 12.º Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”. A ACICE (Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende) ofereceu ao vencedor do Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar” uma consulta gratuita para implementação do processo HACCP, bem como um ano de acompanhamento gratuito no processo de implementação do sistema de higiene e segurança alimentar.

Vencedor_cantinas

O 2.º classificado foi o Restaurante "Tio Pepe", de Fão, com a “Lampreia à Bordaleza”, tendo recebido também a menção honrosa “Acompanhamento Vinhos”. Em 3.º lugar classificou-se o Restaurante "Varandas do Cávado", do Hotel Suave Mar, de Esposende, que concorreu com “Robalo ao vapor com Legumes da Horta”, recebendo a menção honrosa “Qualidade do Serviço”.

O Restaurante e Pizzeria "Siamo In Due" foi distinguido com as menções honrosas “Promoção Própria” e “Inovação”, o "Buraco" conquistou a referente a “Preço/qualidade”, o Restaurante "Bar da Praia" a menção honrosa “Ambiente” e o Restaurante “Água Pé” a de “Mérito Qualidade”.

Na edição deste ano participaram no concurso gastronómico 11 dos 26 restaurantes aderentes, cujas sugestões foram avaliadas por uma Comissão gourmet, presidida pelo Enófilo José Silva e pelos Chefes Marco Gomes e Mário Rodrigues, e por Paulo Russel Pinto e Agostinho Peixoto, responsável do produto Gastronomia e Vinhos da TPNP.

No que respeita ao Concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, promovido em parceria com a Escola Profissional de Esposende e direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha, o 1.º lugar foi alcançado por Sara Raquel Tavares, o 2.º classificado foi Patrícia Isabel Barreto e o 3.º foi José Ilídio Carvalho.

Esta edição integrou mais uma edição do Concurso “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, com o intuito de desafiar a criatividade na confeção de pratos de peixe e aumentar o consumo de pescado. Participaram 11 cantinas de escolas e de instituições do concelho que confecionam refeições escolares, sendo que o júri que avaliou os pratos era constituído por Rita Pinheiro, Chefe Ivo Loureiro e Sara Correia. O 1.º classificado foi a Cantina da Escola Básica de Criaz, que concorreu com “Quiche de Bacalhau com saladas coloridas”. Quanto a menções honrosas o Centro Social de Curvos conquistou a de “Qualidade Nutricional”, o Centro Comunitário de Vila Chã e de “Educação Alimentar”, o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas a de “Qualidade da Matéria Prima” e a Escola Básica de Fonte Boa a de “Criatividade e Inovação”.

Inserido também no “Março com Sabores do Mar” decorreu o Festival das Sopas, uma iniciativa da Escola Básica de Apúlia e da sua Associação de Pais, na qual participaram 12 concorrentes, nomeadamente 4 associações e 8 restaurantes locais. Em termos de associações, o 1.º lugar coube à Associação de Pais da Escola do Facho, de Apúlia, pela “Sopa de dorminhoco com massinhas”, e, ao nível da restauração, venceu o Restaurante “A Salgueira”, que concorreu com “Canja de Ameijoa”. O objetivo do festival foi dar a conhecer o valor tradicional cultural e culinário do concelho, sendo o júri formado pelo Enófilo José Silva, António Moura e Marc Barros.

vencedor_concurso_Jovem_Cozinheiro

Em jeito de balanço, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, fez avaliação positiva da iniciativa, destacando a grande envolvência, e reafirmou o empenho do Município em promover e dinamizar a gastronomia local, nomeadamente através do “Março com Sabores do Mar” e dos “Sabores do Campo”, evento que decorre ao longo de todo o mês de novembro, ambos com o mesmo intuito de combater a sazonalidade e promover a gastronomia e os produtos locais.

Considerando que Esposende é um concelho com “vocação turística”, o Município, num “projeto muito bem alicerçado”, frisou o Autarca, tem vindo a apostar na sua promoção e valorização, nas suas diversas vertentes, desde a qualificação do território ao apoio às atividades económicas, passando pela realização dos mais variados eventos. A título de exemplo, citou vários investimentos em curso no concelho, entre os quais a execução de mais uma fase de requalificação da Zona Ribeirinha de Esposende e das intervenções do Programa Polis Litoral Norte. Benjamim Pereira deixou claro de que existe uma “estratégia bem delineada” e afirmou que “o futuro é risonho para Esposende”.

A terminar a sua intervenção, deixou um conjunto de agradecimentos a todos quantos contribuíram para o sucesso desta edição do “Março com Sabores do Mar”.

O Vice-Presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Jorge Magalhães, elogiou a estratégia turística de Esposende, apontando-o como exemplo para os outros 85 municípios que integram a TPNP. Salientou a aposta no produto estratégico Gastronomia e Vinhos, quer através do “Março com Sabores do Mar” quer do evento “Sabores do Campo”, considerando que são iniciativas que trazem riqueza ao concelho. Sobre o “Março com Sabores do Mar” destacou a abrangência da iniciativa e elogiou a envolvência das escolas, felicitando todos pelo empenho e participação.

Terminou, reiterando, uma vez mais, a total disponibilidade da Entidade Regional TPNP para colaborar com o Município na promoção de Esposende. “Só com envolvência mútua podemos potenciar o crescimento do Turismo e, também, do emprego”, afirmou Jorge Magalhães.

O Presidente do júri do Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”, o Enófilo José Silva agradeceu a participação dos restaurantes concorrentes e deixou o desafio para uma adesão maior na próxima edição. Destacou a qualidade dos produtos do concelho e anunciou de que está praticamente definida a escolha do novo prato de Esposende, que terá com base o polvo na pedra, receita que será depois certificada e divulgada pelo Município. José Silva felicitou ainda a Câmara Municipal pela trabalho que tem vindo a desenvolver no plano da promoção da Gastronomia e Vinhos.

Vencedor_restaurantes_Senhora_Peliteiro