Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ESPOSENDE: COMUNIDADE ESCOLAR EM DEFESA DOS OCEANOS ALERTA "O MAR COMEÇA AQUI!"

No âmbito do projeto Eco-Escolas e dando corpo à campanha da Associação Bandeira Azul, a Escola Básica António Rodrigues Sampaio, de Marinhas, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, levou a cabo uma iniciativa denominada “O mar começa aqui!”.

IMG_20210608_110158.jpg

Esta atividade, iniciada a 8 de junho, Dia Mundial do Mar, consistiu na pintura de sarjetas/sumidouros da escola e área envolvente, com o objetivo de sensibilizar a comunidade em geral e escolar para o facto de os resíduos abandonados na via pública, poderem ter como destino o mar através das sarjetas. Estas estruturas, criadas para canalizar as águas da chuva e impedir o alagamento dos arruamentos nas zonas urbanas, estão ligadas a uma rede pluvial que drena diretamente para as ribeiras e daí para o mar. Quando os resíduos de reduzidas dimensões como beatas, papeis ou tampinhas são depositados na via pública, ou até mesmo quando águas contaminadas de lavagens são indevidamente descarregadas nos sumidouros, estão a contribuir para aumentar a poluição dos oceanos e a colocar em causa a manutenção da biodiversidade marinha.

Os desenhos dos alunos, agora eternizados, resultaram de um concurso interno promovido pela escola e pretendem dar visibilidade à preocupação dos mais jovens relativamente ao impacto do comportamento humano nos oceanos, contribuindo para uma maior consciencialização ambiental de toda a comunidade.

A campanha “O mar começa aqui”, promovida pela Associação Bandeira Azul com a colaboração dos municípios parceiros e participação das eco-escolas nacionais, visa educar para a importância da qualidade da água salgada e para a preservação dos ecossistemas aquáticos e da biodiversidade marinha.

Esta iniciativa insere-se no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, mais concretamente ao nível do ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 14 – Proteger a vida marinha e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

IMG_20210609_113142.jpg

DJI_0928.jpg

IMG_20210608_102830.jpg