Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ESPOSENDE ASSINALA DIA MUNDIAL DA MIGRAÇÃO DOS PEIXES

Na Sequência do desafio lançado pela QUERCUS, a empresa municipal Esposende Ambiente assinalou o Dia Mundial da Migração dos Peixes, que se comemora a 24 de maio, associando-se ao Fórum Esposendense/Centro de Mergulho e Ecologia Marinha na realização de uma palestra e de um percurso fluvial no rio Cávado.

P5241465

Com um painel de oradores de excelência, a palestra, que teve lugar no auditório do Museu Marítimo de Esposende, iniciou-se com a apresentação do biólogo Fernando Gonçalves, em representação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que explorou o Livro Vermelho dos Invertebrados, focando-se, naturalmente, sobre os peixes migradores e o estatuto de perigo de várias espécies, algumas das quais usualmente encontradas nos rios do concelho de Esposende.

Seguiu-se a comunicação do biólogo Carlos Antunes, diretor do AquaMuseu do Rio Minho e investigador do CIIMAR, que deu conta de um vasto conjunto de dados relevantes ao nível das espécies migradoras que se podem encontrar no Rio Minho, resultado de vários anos de investigação.

A sessão contou também com a intervenção de Vasco Ferreira, biólogo e investigador do Centro de Mergulho e Ecologia Marinha, que apresentou informações de carácter global, com cenários atuais e prospetivos, realçando o problema da sobrepesca e seus efeitos nas populações marinhas e repercussões para a humanidade. A jornada culminou com o percurso fluvial no Rio Cávado.

Ficou a certeza de que esta comemoração passará a fazer parte das iniciativas a desenvolver anualmente pela Esposende Ambiente, como forma de sensibilizar a comunidade para a importância de rios sem barreiras e rios saudáveis e para a enorme relevância que os peixes migradores possuem como recurso.

IMG_2569