ESPOSENDE AMBIENTE VÊ APROVADO PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O CONSUMO DE ÁGUA DA TORNEIRA
Projeto “Claro como Água” será financiado pelo Fundo Ambiental, terá enfoque na comunidade local e conta com os atletas olímpicos João Ribeiro e Teresa Portela, como mentores da campanha.
“Claro Como Água” é como se intitula o Projeto de Educação Ambiental que irá promover a Sensibilização para o Consumo de Água da Rede em Esposende, e que a empresa municipal Esposende Ambiente viu aprovado pelo Fundo Ambiental.
O contrato de financiamento foi assinado no dia 8 de outubro, no Ministério do Ambiente, em Lisboa, com Marco Rebelo, Diretor do Fundo Ambiental, na presença da Senhora Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa. O valor global do projeto está orçamentado em € 41.222,50 €, sendo financiado pelo Fundo Ambiental em € 28.855,75, e o prazo de execução termina no próximo dia 30 de novembro.
De realçar que a este aviso de financiamento apresentaram candidaturas 268 entidades a nível nacional, tendo sido aprovados 36 projetos com financiamento, o que demostra bem que Esposende está na dianteira dos municípios que apresentam as melhores propostas no âmbito das Estratégia Nacional de Educação Ambiental.
Este projeto, será promovido através de um conjunto de ações, como outdoors, mupis e publicações nas redes sociais, onde a Esposende Ambiente pretende alertar para as inúmeras vantagens da água da torneira, sensibilizando toda a comunidade, com particular enfoque junto da comunidade escolar.
Neste sentido, e com a perspetiva de um futuro mais sustentável, a empresa irá levar a campanha às escolas do concelho, de forma a mobilizar e a incentivar as crianças e jovens a adotarem comportamentos mais sustentáveis. Está a ser promovido um concurso de poesia denominado “E se a água fosse um poema”, direcionado para os alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os vencedores receberão um voucher e verão os seus poemas incluídos numa brochura ilustrada, a distribuir na sessão de entrega de prémios. Já os estudantes do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico terão pela frente o “Desafio Claro como Água”, um escape game digital cujo objetivo é sensibilizar para a pegada hídrica e dar a conhecer as escolhas mais sustentáveis que podem adotar no dia a dia. Os vencedores receberão bilhetes para a visita ao Pavilhão da Água, no Parque da Cidade do Porto.
Esta campanha também irá contar com os nossos atletas olímpicos esposendenses João Ribeiro e Teresa Portela, que como referência, Paulo Marques, Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, “são uma referência para a nossa comunidade, em especial para os jovens, por isso nada melhor do que o exemplo deles para incentivar ao consumo de água da torneira”.
Paulo Marques sublinha ainda que “é importante que a população saiba que a água da torneira é segura, tem elevada qualidade e é económica e ambientalmente sustentável, permitindo a redução do consumo de plástico”.
Dados publicados pela Agência Na União Europeia, 80 % a 85 % do lixo marinho é constituído por plástico, sendo que os artigos de plástico de utilização única (inclui garrafas de plástico) representam 50 % e os artigos relacionados com a pesca representam 27 % do total. (APA)
Através destas iniciativas, a Esposende Ambiente espera contribuir para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU “Água Potável e Saneamento” e “Proteger a Vida Marinha”.