Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ESPOSENDE ALERTA CIDADÃO

Projeto "Alerta Cidadão" Esposende 90% dos casos resolvidos

Nove meses depois e várias dezenas de alertas resolvidos fazem do  projeto "Alerta Cidadão" um projeto de sucesso.

Alerta Cidadão

Foi no dia 1 de Agosto de 2017 que a Associação de Cidadãos de Esposende lançou em Esposende um novo projeto inovador: o “Alerta Cidadão”, um espaço onde todos podem participar. Com este projeto, os cidadãos podem alertar a Associação sobre situações que precisem de ser corrigidas, como um buraco na estrada, na rua ou no passeio, um sinal de trânsito destruído ou arrancado, um carro abandonado, uma infração ambiental, uma praia sem locais de recolha de lixo., entre outros.

Foram nove meses de trabalho constante para a equipa  do Alerta Cidadão composta por quatro elementos que teve de gerir os mais diversos casos, mas compensado  pela taxa de sucesso já que 90% dos alertas recebidos foram resolvidos de forma satisfatória.

Para a Presidente da Associação de Cidadãos de Esposende Maria Araújo "O tempo acabou por nos dar razão, Esposende necessitava de um meio que permitisse aos cidadãos comunicar problemas, que sabem onde se localizam mas que desconhecem como os podem comunicar, quem contactar, ou por vezes com receio de o fazer, quando lançamos este projeto só pensamos em  ajudar os cidadãos e servir de apoio à solução dos diferentes problemas, felizmente temos contado com a colaboração da Vice Presidente  e responsável pela proteção civil Eng.ª Alexandra Roeger que tem sido incansável dando uma resposta rápida a todos os alertas enviados pela nossa equipa".

Como funciona o "Alerta Cidadão"

Depois de o alerta chegar à Associação, é enviada uma equipa ao local sinalizado para confirmar a autenticidade da queixa ou situação. É então aberto o processo, que será depois enviado para a Câmara Municipal de Esposende, que poderá, se assim o entender, encaminhá-lo para outras entidades. A Associação continuará a acompanhar a situação, deslocando-se ao local e mantendo-se em contacto com a pessoa que fez o alerta.