Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ESPOSENDE ACOLHEU MAIS UMA CAMPANHA DE RECOLHA DE LIXO MARINHO

Projeto E-Redes

Decorreu, entre 12 e 15 de janeiro, mais uma campanha de remoção e quantificação do lixo marinho presente nas praias do município de Esposende, inserida no projeto E-Redes, Fomento ao uso de Redes Biodegradáveis como ferramenta de promoção da sustentabilidade: um estudo-piloto no Parque Natural do Litoral Norte.

e-redes 02.jpg

As condições climatéricas foram favoráveis à realização dos trabalhos da equipa E-Redes que, com empenho e determinação, percorreu toda a extensão da orla costeira de Esposende, recolhendo os mais diversos tipos de resíduos. De acordo com o planeado, a próxima campanha decorrerá sensivelmente daqui a dois meses.

Recorde-se que a remoção, quantificação e tipificação do lixo marinho arrojado às praias do concelho de Esposende é uma das ações do projeto E-Redes, aprovado no âmbito do concurso Small Grants Scheme#1 dos EEA Grants, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega estabelecem o objetivo de reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa.

Este projeto prevê um estudo-piloto promovido pelo Município, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, a Universidade do Minho e a Associação de Defesa do Ambiente - Rio Neiva, e visa fomentar o uso de redes biodegradáveis e, consequentemente, a redução do material plástico sintético no oceano.

De realçar ainda que o projeto E-Redes contribui para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 – Produção e consumos sustentáveis, ODS 14 - Proteger a Vida Marinha e ao ODS 17 - Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável.

e-redes 03.jpg

e-redes 0.jpg