Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ESCRITOR E DRAMATURGO FERNANDO PINHEIRO EVOCA D. GUALDIM PAIS

Fernando Pinheiro apresenta livro e peça de teatro sobre a vida de D. Gualdim Pais

O escritor e dramaturgo Fernando Pinheiro lança um romance histórico sobre a vida de D. Gualdim Pais nas Jornadas Gualdinianas, organizadas para celebrar o 9.º centenário do nascimento de D. Gualdim Pais. O programa das comemorações começa em Barcelos nos dias 21 e 22 de setembro, continuando em Braga (29 de setembro), Coimbra (6 de outubro), Tomar (13 de outubro) e Vila Verde (20 de outubro).

O Fronteiro de Deus – A Vida Heróica de D. Gualdim Pais

Além da apresentação da obra O Fronteiro de Deus – A Vida Heróica de D. Gualdim Pais, o maior monge-guerreiro de Portugal, o autor, distinguido o ano passado com o prémio Palco de Terra, leva à cena com a companhia de teatro Nova Comédia Bracarense um drama histórico sobre o fascinante roteiro de vida de D. Gualdim Pais, desde o seu nascimento em Santo André de Marecos (hoje um lugar de Barcelinhos), no ano de 1118, até à sua morte em Tomar, em 1195, na condição de Mestre da Ordem do Templo, depois de demoradas passagens por Coimbra e Terra Santa (Palestina), onde se fez monge, militar e templário.

BARCELOS

21 de setembro

21h30 – Representação do drama histórico O Fronteiro de Deus – A Vida Heróica de D. Gualdim Pais, o maior monge-guerreiro de Portugal, de Fernando Pinheiro, pela Nova Comédia Bracarense (Teatro Gil Vicente)

22 de setembro

17h00 – Apresentação do livro O Fronteiro de Deus – A Vida Heróica de D. Gualdim Pais, o maior monge-guerreiro de Portugal, de Fernando Pinheiro (Auditório da Câmara Municipal de Barcelos)

21h30 – Representação do drama histórico O Fronteiro de Deus – A Vida Heróica de D. Gualdim Pais, o maior monge-guerreiro de Portugal, de Fernando Pinheiro, pela Nova Comédia Bracarense (Teatro Gil Vicente)

BRAGA

29 de setembro

17h00 – Apresentação do livro O Fronteiro de Deus – A Vida Heróica de D. Gualdim Pais, o maior monge-guerreiro de Portugal, de Fernando Pinheiro (Auditório do Hospital de São Marcos)

21h30 – Representação do drama histórico O Fronteiro de Deus – A Vida Heróica de D. Gualdim Pais, o maior monge-guerreiro de Portugal, de Fernando Pinheiro, pela Nova Comédia Bracarense (Auditório Vita)