“ESCOLA SEGURA” ASSOCIA-SE A CAMPO DE FÉRIAS EM CELORICO DE BASTO
O I Campo de Férias organizado pela freguesia de Basto S. Clemente em Celorico de Basto contou com o apoio da Escola Segura do Destacamento Territorial de Guimarães no dia 21 de julho, no Centro Urbano de Gandarela, com a intenção de proporcionar conhecimentos que vão de encontro à segurança rodoviária.
As crianças do Campo de Férias foram agentes da autoridade por um dia e aprenderam regras de trânsito fulcrais para circular na rede rodoviária em segurança. Os pequenos agentes atuaram junto de automobilistas orientados pelos agentes da autoridade da Guarda Nacional Republicana. A ação permitiu às crianças aprender regras de trânsito e consciencializar os automobilistas para a circulação em segurança.
O vereador da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto, marcou presença na iniciativa e destacou a importância desta consciencialização para comportamentos futuros. “É necessário proporcionar às crianças conhecimentos que os vão ajudar a ser adultos conscientes e cientes dos perigos inerentes à circulação nas diferentes vias. Existem muitos adultos irresponsáveis e incapazes de gestos tão básicos como colocar o cinto de segurança. Um gesto tão simples e que pode salvar vidas. Temos a missão de criar mecanismos que sejam capazes de educar os cidadãos para comportamentos de cidadania fulcrais para uma melhor vivência em sociedade. Respeitar as regras é respeitar-se a si e aos outros”, destacou.
Na mesma ordem de ideias o presidente de junta de Basto S. Clemente, Daniel Meireles, salientou a necessidade de atividades pedagógicas que favoreçam o conhecimento. “Este campo de férias apresenta um plano de atividade vasto e diversificado mas incidimos, sobretudo, em ações que favoreçam o conhecimento e neste caso, a consciencialização para a condução segura.”
A ação decorreu ao longo de todo o dia no Centro Urbano de Gandarela. Recorde-se que este campo de férias conta com o apoio do município de Celorico de Basto e de outras entidades parceiras permitindo um trabalho exemplar. Destaque para os voluntários, estudantes universitários, que aproveitam o tempo livre para apoiar as atividades promovidas pelo campo de férias.