Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

“ENFERMEIROS DE BRINQUEDOS” PERCORRERAM TODOS OS JARDINS-DE-INFÂNCIA DE CELORICO DE BASTO

Projeto integra o Programa Nacional de Saúde Escolar e pretende “capacitar as crianças para hábitos e estilos de vida saudáveis”

Encerraram ontem, 27 de junho, para este ano letivo, as visitas dos Enfermeiros dos Brinquedos depois de duas rondas por todos os jardins-de-infância do concelho e pelas turmas do 3º ano do 1º ciclo. A última iniciativa deste ciclo de ações teve lugar no jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia de Arnoia.

Capturarbri6.JPG

As crianças foram acolhidas pelos enfermeiros dos brinquedos, no consultório da Unidade Móvel de Saúde, que desmistificaram a ideia “do síndrome de bata branca, conversamos com as crianças para que se sintam confortáveis, depois entregamos-lhes uma receita com os hábitos que a família terá que adquirir e demos – lhes a missão de serem policias da saúde para que assegurem que tudo se cumpre à risca, tudo em jeito de brincadeira mas com uma intenção clara, capacitar as crianças para hábitos e estilos de vida saudável” disse a enfermeira Adélia Freitas, do Programa Nacional de Saúde Escolar.

Esta iniciativa é uma parceria entre o Município de Celorico de Basto e a UCC Mãos Amigas e mostra-se crucial na educação para a saúde. Segundo a Vereadora da Educação do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, “ a educação para a saúde deve ser feita de forma regular, com estratégias que levem efetivamente à mudança de hábitos. Sensibilizar as crianças é levar a mensagem aos adultos, aos pais e familiares, porque as crianças quando percebem bem a mensagem são incisivas na sua concretização”. A autarca afirma ainda que “é preciso contrariar o sedentarismo, a falta de atividade física, a ingestão de alimentos ricos em sal, gordura e açúcar, e promover a prática desportiva, a higiene oral, a alimentação equilibrada, uma missão que estes enfermeiros desenvolvem com sentido de missão”.

Capturarbri2.JPG

Capturarbri5.JPG

Capturarbri7.JPG

Capturarbri9.JPG

Capturarbri1 (2).JPG

Capturarbri3 (2).JPG