Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ENCENAÇÃO BÍBLICA EMOCIONA FIÉIS EM CELORICO DE BASTO

A Via Sacra ao Vivo decorreu este fim-de-semana, 25 de março, na Igreja Paroquial de Britelo, por força das condições meteorológicas previstas. Uma cerimónia religiosa que emocionou todos os presentes, no arranque da Semana Santa.

_DSC0310

A Via Sacra ao Vivo foi desenvolvida na íntegra pelo programa Celorico a Mexer, dos Serviços Sociais da Câmara Municipal, em parceria com o Arciprestado de Celorico de Basto, e, paralelamente à encenação de cada estação foram escolhidos cânticos e melodias próprias que recriaram um ambiente repleto de emoção que tocou profundamente todos os presentes.

_DSC0292

“Foi um momento muito emotivo, repleto de fé, um momento que nos marca enquanto cristãos neste período de Semana Santa, um período de reflexão, de união, de esperança no que há de vir, um momento comovente” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, no final da Via Sacra. “É absolutamente notável o empenho dos colaboradores e do Arciprestado nesta iniciativa, que usualmente acontece no nosso Parque Urbano do Freixieiro, mas, fruto das previsões meteorológicas, teve que ser nesta belíssima igreja. Afinal o que importa é a fé com que cada um vive estas experiencias e as repercute na sua vida” reforçou. O autarca terminou a sua reflexão desejando uma Santa Páscoa a todos os presentes.

Todos os quadros bíblicos da Via Sacra foram representados com muita entrega e dedicação sendo notória a emoção em cada estação.

“Esta cerimónia, tão bem encenada, ajuda-nos a manter a chama na fé em Jesus, neste caminho que iniciamos com o batismo e vamos consolidando em comunhão na vivência comum, mantendo o compromisso de seguir o caminho com Cristo” disse o Arcipreste de Celorico de Basto, Albano Costa. “Deixo o meu louvor à organização, Câmara Amiga, e que continue bem viva a comunhão no meio de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

A Via Sacra ao Vivo mostrou todos os quadros bíblicos desde a condenação à morte na cruz e foi um dos momentos mais marcantes no que respeita às tradicionais comemorações da Semana Santa em Celorico de Basto.

_DSC0319

_DSC0342

_DSC0389