Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EMPRESAS DE BRAGA APOIAM PROJETOS SOCIAIS

Bosch e EDP Gás possibilitaram reabilitação do centro da APPACDM em Lomar. Tecido empresarial Bracarense determinante no apoio aos projectos sociais

Decorreu hoje, dia 30 de Novembro, a cerimónia pública de inauguração das reabilitadas instalações da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Braga em Lomar.

CMB30112015SERGIOFREITAS0000002076

O centro - que tem 21 anos de existência e conta com vinte utentes em regime de Lar e trinta na valência de Centro de Actividades Ocupacionais - foi recentemente alvo de obras com o apoio da Bosch Car Multimedia e da EDP Gás, empresas que doaram 25 mil euros a esta instituição. A quantia, angariada na ocasião da II edição da Corrida de S. João de Braga, realizada em Junho, permitiu restaurar o edifício e ainda adquirir algum equipamento de apoio necessário à Associação.

CMB30112015SERGIOFREITAS0000002070

De acordo com Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, deve ser reconhecido o mérito da Bosch e da EDP Gás neste projecto, sendo que foi a actuação destas empresas que tornou possível a sua realização. “Para além das suas actividades empresariais de sucesso e consequente relevância económica, são duas entidades que têm consciência de que é crucial dar algo mais à comunidade onde estão inseridas”, referiu, sublinhando que este é um exemplo que deve ser replicado pelo tecido económico da região: “Cabe também a estes agentes assumir a responsabilidade de apoiar projectos solidários que sirvam as franjas da população que carecem de especial atenção”.

O Edil referiu ainda que é fundamental ter no território instituições como a APPACDM, que desenvolve um ´trabalho de excelência em prol da comunidade e dos que mais precisam´. “Da nossa parte, temos procurado responder às diversas necessidades das instituições locais e colaborar com as mesmas, na medida das nossas possibilidades, em termos materiais e técnicos, criando condições para que possam ser sustentáveis”, afirmou.

Na cerimónia de inauguração do espaço requalificado estiveram também presentes figuras institucionais como o representante da Bosch em Portugal, Carlos Ribas, o administrador comercial da Bosch em Braga, Lutz Welling, o director de Marketing da EDP Gás, José Seyder, e responsáveis, funcionários e utentes da APPACDM.

CMB30112015SERGIOFREITAS0000002066