Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EMBAIXADOR DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA VISITA GUIMARÃES

Embaixador dos EUA está amanhã em Guimarães, no Avepark, para conferência sobre os setores têxtil, vestuário e calçado

Evento irá avaliar impacto do Acordo de Comércio e Investimento UE-EUA. Vital Moreira, Fortunato Frederico e João Costa entre os oradores convidados, esta sexta-feira de manhã, no AvePark.

AvePark

O Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, Robert Sherman, estará esta sexta-feira em Guimarães, no AvePark - Parque de Ciência e Tecnologia, onde vai integrar o painel de oradores que vão abordar o impacto do 'Acordo de Comércio e Investimento União Europeia-EUA' (TTIP) nos setores têxtil, do vestuário e do calçado.

O evento vai ainda contar com a presença de Fortunato Frederico, Presidente da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), Vital Moreira, Professor da Universidade de Coimbra, ex-eurodeputado (2009-2014) e ex-relator do Parlamento Europeu para o TTIP (Transtlantic Trade and Investment Partnership), e João Costa, Presidente da ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal).

A sessão de abertura e boas-vindas, agendada para as 09 horas, ficará a cargo do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, e do Presidente do Município de Famalicão, Paulo Cunha, entidades que coorganizam o evento juntamente com a consultora GTI - Gestão, Tecnologia e Inovação.

O Acordo de Comércio e Investimento entre a União Europeia e os EUA tem como objetivo a eliminação de barreiras comerciais, aduaneiras e não aduaneiras, aplicadas sobre uma vasta gama de setores da economia, facilitando a compra e venda de bens e serviços por empresas dos dois mercados, com vista à extração dos verdadeiros benefícios de um Mercado Global.

Recorde-se que, de acordo com uma estimativa de um relatório encomendado pelo Governo Português, a assinatura do TTIP proporcionaria um crescimento anual de 0,66% do PIB nacional, o que representa 1,1 mil milhões de euros anuais.

Recentemente, também a Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus sublinhou que o aumento de salários a longo prazo e a criação de mais de 40 mil postos de trabalho estariam entre os principais efeitos macro-económicos esperados em Portugal.