Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ECOCENTRO MÓVEL VAI PERCORRER FAMALICÃO

Equipamento vai percorrer, semanalmente, todas as freguesias do concelho

A partir da próxima semana, os famalicenses vão passar a ter à sua disposição um Ecocentro móvel que lhes permitirá depositar e reciclar alguns resíduos que não podem ser depositados nos ecopontos tradicionais, tais como lâmpadas, tinteiros, pilhas ou pequenos eletrodomésticos.

AFS_0153.jpg

O equipamento vai começar a percorrer todas as freguesias do concelho já a partir da próxima terça-feira, dia 7, sendo deslocado semanalmente. A primeira paragem do Ecocentro será na freguesia de Abade Vermoim, de 7 a 14 de março. Seguem-se as freguesias de Antas (14 a 21 de março), Arnoso Santa Eulália (21 a 28 de março) e Arnoso Santa Maria (28 de março a 4 de abril).

Os resíduos que podem e devem ser depositados neste equipamento são: lâmpadas (tubulares e normais), pilhas e acumuladores portáteis, tinteiros e tonners, resíduos de papel (não embalagem, como por exemplo revistas e jornais), roupa, calçado e brinquedos, pequenos eletrodomésticos (exemplos: ferros de engomar, torradeiras, cafeteiras elétricas, máquinas de barbear, entre outros), tampas e rolhas de plástico e vidro plano (vidros e espelhos).

Com a disponibilização deste equipamento à população, a autarquia liderada por Mário Passos dá mais um passo rumo ao objetivo da sustentabilidade ambiental, aumentando a quantidade de resíduos enviados para reciclagem.

“Ao percorrer semanalmente as várias freguesias do concelho, este equipamento está a dar a possibilidade aos famalicenses de reciclarem diferentes objetos sem saírem da sua freguesia. Estamos a levar o ecocentro até às pessoas, a promover a reciclagem junto dos famalicenses e a reforçar a política de sustentabilidade do município”, diz, a propósito, o vereador do Ambiente da autarquia, Hélder Pereira.

O calendário do Ecocentro móvel pode ser consultado no portal do Município, em www.famalicao.pt e está sujeito a alterações.

Refira-se ainda que se o primeiro dia da colocação do equipamento for a um feriado, o equipamento só será colocado no dia útil seguinte.