Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

É EM VILA VERDE QUE O AMOR ACONTECE!...

Fevereiro, Mês do Romance: 62 iniciativas em 30 dias

Um recorde de iniciativas, parceiros e grande projeção da programação Fevereiro, Mês do Romance são as ideias principais que resumem a apresentação da quinta edição de Fevereiro, Mês do Romance, que começa sábado, com a abertura do espaço Namorar Portugal. Na sessão foi apresentado ainda o novo site oficial namorarportugal.pt.

IMG_8454

A sala de conferências do município encheu para conhecer a programação que vai marcar a quinta edição de Fevereiro, Mês do Romance em Vila Verde. Sessenta e duas iniciativas constam no programa que não está fechado, mantendo-se recetivo a todos os que queiram participar no Mês do Romance.

Ao longo de 30 dias (de 1 de fevereiro a 2 de março), um programa temático dividido por semanas (Amor, Tradição, Saudade e Aventura) vai levar até ao público o fruto de mais de meia centena de parcerias institucionais e empresariais. “Esta programação foi estruturada para agradar a todos e despertar o interesse de futuros parceiros”, realçou o presidente do Município, António Vilela. “Queremos que Vila Verde seja o centro das atenções durante o mês de Fevereiro. Se for em Fevereiro, também será durante o resto do ano”, concluiu o autarca.

As parcerias são alguns dos destaques da edição 2014, com alianças criativas. A Uchi, projeto de casas modulares, alocada no centro empresarial do IEMinho, em Soutelo, vai apresentar a Casa do Romance no seu módulo mais pequeno (10m2) em parceria com o Município de Vila Verde, um showroom itinerante, decorado com produtos Namorar Portugal, e que depois do Mês do Romance pode iniciar um périplo por outras cidades do país.

O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), juntamente com a entidade MOVIJOVEM, vão adicionar o Namorar Portugal às vantagens dos Cartão Jovem, “no sentido de atrair a Juventude vilaverdense e de fora do concelho, a Vila Verde e estimular o comércio e serviços locais”, pormenorizou o representante do IPDJ, Rolando Silva.

A programação destaca ainda a apresentação de 14 novos produtos ou linhas renovadas de produtos da Namorar Portugal, que vêm juntar-se ao rol de empresas que já defendem a marca. Essas apresentações acontecerão no espaço Namorar Portugal 2014, na futura Loja de Turismo de Vila verde, na Praça da República, frente à Biblioteca Municipal. A circunstância especial do Mês do Romance antecipa assim a abertura do espaço, que será propositadamente preparado para acolher a exposição dos produtos, servir de ponto de venda e de posto informativo sobre a programação e o concelho. A abertura do mesmo marca ainda a primeira atividade oficial da programação Fevereiro, Mês do Romance, marcada para sábado, 1 de Fevereiro, às 17:00.

Outra ação realçada é a campanha Sabores do Romance que engloba 28 unidades de alojamento, restaurantes e bares como complemento de um programa extenso e emotivo que visa fixar visitantes no concelho, para namorarem até 2 de março, o último dia da programação.

O programa 2014 ao detalhe e o enquadramento de Fevereiro, Mês do Romance podem ser consultados e descarregados aqui, neste dossiê.

31 de janeiro, ação promocional em Braga

Amanhã, 31 de janeiro é dia do Mês do Romance ser promovido em Braga. Quem passar na Rua do Castelo (frente à Brasileira) das 11H às 17:00 vai conhecer a programação e saber que pode desfrutar de mais 60 iniciativas gratuitamente, em Vila Verde, ou noutra zona do país que esteja contemplada.

Às 15:30 vai acontecer o ponto alto da ação com a partilha do Bolo de Namorados, Pink Cake, por quem passar na rua a esta hora, enquanto é tocada música ao vivo. Um momento mágico, ilustrativo da magia do romance que se vai viver em Vila verde em Fevereiro.

Presentes no momento vão estar o presidente do Município, António Vilela, a vereadora da cultura, Júlia Fernandes e outros elementos do executivo, para além de entidades institucionais e empresariais parceiras, que assinalarão simbolicamente o convite para que Braga se junte a Vila Verde na celebração do Amor.

1 de fevereiro, inauguração do Espaço Namorar Portugal

A abertura oficial da programação será marcada pela inauguração do espaço Namorar Portugal, que ficará situado no interior da futura Loja de Turismo de Vila Verde. A antecipação da abertura da estrutura ‘forçou’ a uma preparação específica do equipamento, que ainda não possuía as condições ideais para abrir ao público. Contudo, a sua localização privilegiada fez com que este fosse o espaço ideal para receber o ‘coração’ da programação.

A partir das 17:00 de sábado o espaço será aberto com um horário que aos fins-de-semana funcionará das 10:00 às 22:00 e de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.

A inauguração deste espaço vai revestir-se de grande simbolismo, com uma cerimónia pública e uma performance artística prevista, entre outras surpresas.