Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

DOZE ESTUDANTES DE CERVEIRA NA FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

A Biblioteca Municipal de Vila Nova da Cerveira acolheu, esta quarta-feira, a Fase Escolar/Municipal do 14º Concurso Nacional de Leitura (CNL), promovida pela Rede de Bibliotecas do Concelho – Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal Escolares, numa parceria entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas do concelho. Dos 19 candidatos presentes, 12 vão disputar a Fase Intermunicipal agendada para 24 de abril, em Ponte de Lima. A Fase Final acontece a 6 de junho, em Oeiras.

Após a concretização da 1ª fase – Escolar -, com provas de aferição nos respetivos estabelecimentos de ensino do concelho, a 2ª etapa de âmbito Municipal desenvolveu-se, esta quarta-feira, com os 19 alunos candidatos a realizarem as provas de leitura e de argumentação referentes ao seu nível de ensino. No final, o júri tinha de apurar os 12 melhores leitores/argumentadores de cada categoria (quatro alunos para o 1ºciclo, dois para o 2º ciclo, quatro para o 3º ciclo e mais dois do secundário) e que vão disputar a fase Intermunicipal, prevista para Ponte de Lima, no dia 24 de abril.

Esta 3ª etapa congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais, prosseguindo os vencedores para a fase Nacional que conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional.

De relembrar que, em 2019, na 13ª edição do CNL, Vila Nova de Cerveira esteve representada por duas alunas - Leonor Pereira do 2º ciclo e Magna Amorim do ensino secundário - na fase Final que decorreu em Braga, tendo superado cerca de 3500 participantes oriundos de todos os distritos do país. Apesar da excelente prestação de ambas, Leonor Pereira fez uma prova oral considerada brilhante pelo júri, e que lhe garantiu o 1º lugar a nível nacional na sua categoria.

O objetivo principal do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura. O Plano Nacional de Leitura 2027 disponibiliza no respetivo portal recomendações de livros que poderão ser usados como referência em todos os momentos do CNL para os alunos de todas as idades e níveis de ensino, bem como para professores e bibliotecários.

A iniciativa do Plano Nacional de Leitura articula-se com a Rede de Bibliotecas Escolares, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro e com a RTP, responsável pela cobertura televisiva do evento na fase nacional.