Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

DIDÁXIS E ESCOLA ROSA OLIVEIRA DÃO XEQUE-MATE NA VII GALA DO DESPORTO DE FAMALICÃO

Cerimónia realizou-se ontem à noite no Pavilhão Municipal de Famalicão

O ciclista Tiago Machado foi ontem reconhecido em Famalicão pela excelência da sua carreira desportiva. A Gala do Desporto de Famalicão consagrou o atleta de 37 anos com a atribuição do ‘Prémio Excelência’, numa gala em que o Clube de Xadrez da A2D - Associação Académica da Didáxis deu xeque-mate à concorrência na corrida pelo ‘Evento Desportivo do Ano’ e a Escola de Atletismo Rosa Oliveira cortou a meta em primeiro lugar como ‘Associação/Clube Desportivo do Ano’.

Capturardidax1 (11).JPG

A 7.ª edição da Gala do Desporto, organizada pelo Município de Famalicão, através do Pelouro do Desporto, aconteceu ontem no Pavilhão Municipal, numa cerimónia em que foram distinguidos mais de duas centenas de atletas, dirigentes, técnicos, clubes e associações desportivas famalicenses com o galardão Famalicense d’Ouro, pelos títulos de campeões nacionais e internacionais alcançados nas diferentes modalidades desportivas.

“Lutem pelos vossos sonhos, acreditem sempre, porque, no desporto, é cair sete vezes e levar oito” foi esta a mensagem que o vencedor do ‘Prémio Excelência’ deixou às gerações mais novas. Tiago Machado, também mencionou a importância do apoio marital para a obtenção das suas inúmeras conquistas desportivas, que lhe permitiu “dar aos pedais (…) a única coisa que eu sabia fazer bem”.

O ciclista, de 37 anos, iniciou a sua carreira profissional em 2005 na equipa do Boavista Futebol Clube dando, em 2009, o grande salto para uma equipa do World Tour, a Team RadioShack, passando a ombrear com alguns dos maiores nomes do ciclismo mundial. Um contrarrelogista por excelência, sagrou-se campeão nacional em 2009. Participou em importantes provas internacionais como é o caso do Tour de France, da ‘Vuelta a España’ e do ‘Giro d'Italia’. A sua grande conquista aconteceu em 2014, ao serviço da Team NetApp-Endura, em que conquista a ‘Volta à Eslovénia’. Prosseguiu a sua carreira na equipa Katusha e regressou ao pelotão nacional em 2018, em representação do Sporting Clube de Portugal. Há dois anos que se encontra ao serviço do Boavista Futebol Clube.

“Este prémio vai-nos elevar para um novo patamar” disse Mário Oliveira, vencedor do prémio ‘Dirigente do Ano’ e responsável pelo Clube de Xadrez da A2D - Associação Académica da Didáxis, entidade que organiza o Torneio Internacional Cidade de Famalicão 2022, que foi eleito vencedor na categoria ‘Evento Desportivo do Ano’ por votação do público.

O Pavilhão Municipal voltou a acolher a Gala do Desporto de Famalicão, nos moldes habituais, após dois anos de interregno devido à pandemia, numa cerimónia onde também foram atribuídos os prémios do júri nas categorias ‘Associação/Clube Desportivo do Ano’ à Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO), ‘Treinador do Ano’ à dupla Sérgio Costa e Rita Almeida, da Academia Gindança, ‘Atleta Revelação do Ano Feminino’ a Ana Marinho da EARO, ‘Atleta Revelação do Ano Masculino’ a Tomás Araújo do Sport Lisboa e Benfica, e ‘Árbitro do Ano’ a João Pinheiro do Núcleo de Árbitros de Futebol de Famalicão.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, referiu que esta cerimónia representa a “celebração do sucesso desportivo”“O desporto tem trazido notoriedade e prestígio para Famalicão (…) é graças à dedicação e esforço de atletas, dirigentes, equipas técnicas e dos seus familiares e amigos, que temos conseguido levar o nome de Famalicão mais longe, a patamares de excelência internacional”, salientou o edil.

O Presidente da Câmara aproveitou para informar a intenção de avançar “de uma vez por todas” com a construção da pista de atletismo, estimando arrancar “ainda este ano, com o processo de concurso público”. Também referiu que a Câmara está desenvolver todas as diligências formais para concretizar o Skate Park, bem como reforçar as Piscinas Municipais com pistas de 50 metros e reabilitar o Estádio Municipal.

Capturardidax2 (7).JPG

Capturardidax3 (2).JPG