Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

DEPUTADOS DO PSD PELO CÍRCULO DE VIANA DO CASTELO VISITAM CERVEIRA PARA ANALISAR CONCLUSÃO DA A28 PARA NORTE

Conclusão da A28 para Norte foi tema central da visita de deputados alto-minhotos

Os deputados do PSD pelo círculo de Viana do Castelo na Assembleia República reuniram, esta manhã, com o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira para aprofundar a reivindicação desta autarquia em torno da conclusão da A28 para Norte do concelho. Jorge Mendes, Eduardo Teixeira e Emília Cerqueira mostraram-se sensíveis aos argumentos apresentados por Fernando Nogueira, comprometendo-se a pugnar por este assunto nas instâncias próprias.

visita_deputados_psd_1_980_2500.jpg

Durante a reunião de trabalho, na qual também marcou presença o presidente da Câmara de Municipal de Valença, Manuel Lopes, o edil cerveirense relembrou “a urgência deste prolongamento da A28, como forma de aliviar o tráfego, especialmente de veículos pesados de mercadorias que transitam na EN13, muitos dos quais com matérias potencialmente perigosas para as pessoas e para o ambiente, revelando-se um grande constrangimento para as freguesias do concelho circundadas por esta via”.

Fernando Nogueira exemplificou que, em determinados períodos do dia e, em particular, na época de verão, “é um autêntico calvário atravessar a EN13 entre Valença e o acesso da A28 em Gondarém, provocado por um volume de tráfego que vem desde os municípios de Melgaço, Monção e Valença, além de Espanha, através da fronteira Valença-Tui”.

Além da segurança, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira acrescentou que, “volvidos 10 anos de uma beneficiação paliativa na EN13, já é visível o resultado no piso: uma degradação tal que, a curto prazo, será uma ‘autêntica picada africana’”.

Perante esta explanação de argumentos, os três deputados sociais-democratas compreenderam a preocupação gerada, garantindo levar o assunto às entidades nacionais competentes. No final da reunião de trabalho, os intervenientes tiveram ainda a oportunidade de visitar o local de acesso à A28, em Gondarém.

Sendo esta uma reivindicação de todos os municípios do Alto Minho, o autarca cerveirense tem vindo a insistir, há vários anos, na necessidade de recolocar esta problemática na agenda política e orçamento nacionais, tendo já a oportunidade de a apresentar aos sucessivos ministros da tutela e ultimamente ao governante Pedro Nuno Santos.