Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

DANIEL SOUSA APRESENTA NO SOAJO O ÀLBUM DE MÚSICAS QUE ACABA DE EDITAR – “À MODA ANTIGA” – 22 DE JUNHO

A apresentação incluirá uma atuação a solo do artista e vai ter lugar no próximo dia 22 de Junho, pelas 23 horas, em Vilarinho das Quartas, imediatamente após o festival de folclore que ali vai realizar-se.

447901924_951936953396152_3601825024941522793_n.jpg

DANIEL SOUSA É UM DOS MAIS EXÍMIOS TOCADORES DE CONCERTINA E CANTADORES AO DESAFIO DO MINHO

Daniel Sousa nasceu no ano de 1991, em Lisboa. De raízes minhotas, demonstrou desde pequeno a sua paixão pela música tradicional, e com cerca dos 11 anos deu os seus primeiros passos na concertina. Ao longo dos anos foi melhorando a sua técnica, sendo desde novo reconhecido em festas e arraiais, especialmente pelas suas canas verdes, música tipicamente minhota.

Mais tarde, e em complemento à concertina, arriscou-se a entrar no mundo das desgarradas e dos cantares tradicionais, tornando-se hoje uma referência no que toca à música tradicional do Alto Minho.

Conta com os hits “Gosto de ti”, “Ser Emigrante” e “Ó linda Maria”, bem como colaborações com artistas consagrados como Augusto Canário, Mike da Gaita, Cláudia Martins, Ruizinho de Penacova, Cristiana Sá, Filipe Gachineiro, entre outros.

O seu último álbum chama-se “Um bocadinho com o Sousa”, e conta com temas originais e música tipicamente minhota, nunca esquecendo as desgarradas. O mais recente single, tem por título “Ó linda Maria”, um tema com uma vertente romântica, mas ao mesmo tempo retrata o ambiente da musica e das festas tipicamente minhotas. O reconhecimento profissional de Daniel Sousa vai além-fronteiras, tendo já atuado em países como França, Estados Unidos da América e Canadá.

Mais recentemente decidiu mudar-se para o Minho para uma vida mais tranquila e, principalmente pela sua carreira, que aqui por cima tem muito mais tendência para crescer do que na cidade onde a musica tradicional é muito pouco valorizada, se quiser ser levada a sério.

Capturards (2).JPG

Foto: Sara Fontoura