Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

D. AFONSO DE SANTA MARIA, DUQUE DE BARCELOS E GUIMARÃES, COMPLETOU DEZANOVE ANOS DE IDADE

Sua Alteza Real, D. Afonso de Santa Maria, Príncipe da Beira e Duque de Barcelos e Guimarães, completou anteontem dezanove anos de idade.

11075188_10153128646413503_1533709037198213911_o

Nascido em Lisboa, D. Afonso é o filho mais velho de D. Duarte Pio, Duque de Bragança e de D. Isabel de Herédia, sendo portanto o primeiro a contar na linha ao trono de Portugal caso venha a colocar-se a questão do restabelecimento do regime monárquico.

S.A.R. D. Afonso foi em 1996, batizado na Sé Catedral de Braga por D. Eurico Dias Nogueira, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas e, em Guimarães, consagrado a Nossa Senhora da Oliveira, seguindo a tradição dos seus antepassados desde a altura em que, D. João I e seu filho D. Afonso, Primeiro Duque de Bragança, foram agradecer pela vitória obtida na Batalha de Aljubarrota. Foram seus padrinhos de batismo a Princesa Helena de Bourbon-Duas Sicílias e o seu tio materno Afonso Miguel de Herédia.

De acordo com o Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Estado Português reconhece seu pai, D. Duarte Pio de Bragança, como legítimo herdeiro da Casa real Portuguesa pelo “reconhecimento histórico e da tradição do povo Português”, pelas “regras consuetudinárias da sucessão dinástica” e pelo “reconhecimento tácito das restantes casas reais da Europa e do Mundo com as quais a legítima Casa de Bragança partilha laços de consanguinidade”, razão pela qual lhe confere representatividade política, histórica e diplomática.