Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CURTIR CIÊNCIA PROMOVEU DEBATE SOBRE CONDUÇÃO AUTÓNOMA

A partir de 2020 a possibilidade de darmos de caras com um automóvel sem condutor vai ser mais forte. As investigações há muito que decorrem no sentido de aplicar ao mundo automóvel muitos dos mais recentes avanços tecnológicos.

DSC_4153

Este foi o tema da palestra promovida no passado dia 21 de novembro, à noite, pelo Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães, em articulação com a equipa de Formação de Adultos da Escola Secundária Francisco de Holanda. Inserida na Semana da Ciência e Tecnologia, a palestra contou com os investigadores João Borges e Nelson Rodrigues, alunos de doutoramento na Universidade do Minho.

Carros sem condutor já não é uma realidade apenas de filmes de ficção científica. Grandes empresas internacionais têm feito testes com veículos não tripulados e os investigadores acreditam que nos próximos anos eles vão afirmar-se no mercado. Segundo estes investigadores, ligados ao projeto Bosch-UMinho, os avanços das tecnologias trazem também novos desafios. Desde logo ao nível da segurança. “Tornando-se o carro uma espécie de computador, com possibilidade de controlo remoto, ficará também mais exposto à ação de “hackers”. Podemos ter, se não forem tomadas medidas, um carro que é roubado à distância, através de um computador”, referiu João Borges.

DSC_4151