Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CURTIR CIÊNCIA AJUDA A ANIMAR GUIMARÃES

Até setembro, o Curtir Ciência promove atividades científicas em diversos locais de Guimarães. O programa inclui as habituais sessões no Centro Histórico, em agosto; vários percursos de exploração do território e workshops para famílias. A participação é gratuita mediante inscrição prévia.

No cenário único e magnífico do Centro Histórico de Guimarães, Património Cultural da Humanidade, o Curtir Ciência volta a promover as sessões de verão para crianças. Durante o mês de agosto, todas as sextas-feiras, às 14:30 horas, o Curtir Ciência assegura atividades científicas muito divertidas e gratuitas. As sessões realizam-se nos dias 2 (Equilibristas), 9 (Slimes), 16 (Padrões e mosaicos), 23 (Ozobots) e 30 (Circuitos Elétricos), sempre às 14:30 horas, nos antigos Paços do Concelhos (Arcadas de transição entre o Largo da Oliveira e a Praça de S. Tiago).

Percursos na cidade à boleia da Ciência

No âmbito do programa Curtir Ciência no Verão em Guimarães realizam-se vários percursos de exploração da cidade. Sempre ao sábado, às 10:30 horas. Matemática dos Azulejos (27 de julho), Morcegos de Couros (3 agosto), Vamos ao Mercado (17 agosto), Penha em Perspetiva (31 agosto), À Descoberta do Monte Latito (7 setembro) e Memória da Zona de Couros (14 setembro) são as propostas deste programa de percursos pela cidade. Estes percursos destinam-se ao público em geral, sendo possível a participação em contexto familiar (crianças com adultos).

Sabão Artesanal

Em tempos recuados, no centro da cidade de Guimarães, a poucos metros do Toural, produzia-se sabão a partir das gorduras obtidas durante o processo de produção do couro. No dia 10 de agosto, às 10:30 horas, o Curtir Ciência promove, nas suas instalações, o workshop Sabão Artesanal. Destinada a famílias (crianças com adultos), esta sessão, além da produção de barras de sabão segundo o método artesanal, inclui a classificação de amostras de sabão quanto ao seu pH.

Curtir Cianotipia

O que é a Cianotipia? Para que serve? Como podemos experimentar esta técnica em casa? As respostas a estas perguntas são dadas no workshop Cianotipia, designação de uma técnica inventada em 1842, por John Herschel, para imprimir negativos monocromáticos. A sessão de agosto realiza-se no dia 24, nas instalações do Curtir Ciência, na Rua da Ramada, em Couros, às 10:30 horas.

Todas as atividades do programa Curtir Ciência no verão em Guimarães são gratuitas, mas implicam, obrigatoriamente, inscrição prévia através do telefone 253 510 830.

image003 (4).jpg