Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CRIANÇAS DE AMARES VÃO PASSAR A COMER MAIS FRUTA E HORTÍCOLAS

Município de Amares alarga Regime Escolar de distribuição de frutas e hortícolas ao pré-escolar. Iniciativa arranca no Dia Mundial da Alimentação

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, o Município de Amares, através do pelouro da Saúde, dá continuidade ao Regime Escolar de distribuição de fruta e hortícolas nas escolas, que este ano letivo é alargado à educação pré-escolar fruto de um esforço financeiro da Autarquia. A partir de hoje, às terças e quintas-feiras, até ao final do ano letivo, a fruta e hortícolas estarão presentes no lanche de todas as crianças dos centros escolares do concelho. O objetivo desta iniciativa é aumentar o consumo destes “super alimentos” e valorizar a saúde das crianças.

“Esta iniciativa é uma entre as muitas que o Município tem vindo a desenvolver no âmbito da promoção e aquisição de hábitos e estilos de vida saudáveis, os quais devem enraizar-se o mais precocemente possível”, sublinha a vereadora. “A alimentação saudável é, sem dúvida, umas das preocupações deste executivo, razão pela qual asseguramos diariamente refeições equilibradas e de qualidade nos centros escolares, trabalho este que é acompanhado por uma nutricionista e uma engenheira alimentar”, acrescenta Cidália Abreu.

Nunca é demais recordar que 75% das crianças entre os 2 e os 10 anos não cumpre a recomendação internacional da Organização Mundial de Saúde para uma ingestão mínima de cinco porções de fruta e hortícolas diárias, o que acarreta consequências negativas para a saúde. O Município de Amares lança, por isso, o repto aos pais e encarregados de educação para que se juntem a esta causa, colocando fruta na lancheira dos seus filhos nos restantes dias da semana, em substituição de alimentos com baixo valor nutricional (bolachas com recheio, pães e cereais açucarados e pães com charcutaria, entre outros).

Reforço de práticas alimentares mais saudáveis nos centros escolares do concelho

A Semana da Alimentação é comemorada em todos os centros escolares do concelho com várias atividades lúdico pedagógicas que incluem a preparação pela comunidade educativa de saladas e espetadas de fruta, dinamização de feirinhas de produtos hortícolas e confeção de compotas com produtos da época, entre outros.

Neste contexto, o Município de Amares lançou também o desafio para que a própria comunidade escolar decore os seus refeitórios, tornando o ambiente mais apelativo ao consumo de alimentos saudáveis e vai, ainda, promover junto da comunidade escolar sessões de sensibilização sobre os lanches.