Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CRIANÇAS DE AMARES APRENDEM A IMPORTÂNCIA DOS INSETOS NA ALIMENTAÇÃO

𝐀𝐥𝐮𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐩𝐫é-𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚𝐫 𝐝𝐨 𝐀𝐠𝐫𝐮𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐀𝐦𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐦 𝐞𝐦 𝐚𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐞𝐫𝐯𝐚çã𝐨 𝐝𝐚 𝐧𝐚𝐭𝐮𝐫𝐞𝐳𝐚 𝐞 𝐛𝐢𝐨𝐝𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞. Os insetos e alimentação foram tema de reflexão entre a pequenada.

Os insetos e a alimentação.jpg

O Agrupamento de Escolas de Amares, em articulação com o Município de Amares, deu início a uma série de atividades de educação e formação em matéria de conservação da natureza e biodiversidade, direcionadas para as crianças do Pré-escolar dos centros escolares do concelho. As iniciativas vão ser desenvolvidas durante este ano letivo 2023/24 e contam com a participação de cerca de 300 crianças da educação pré-escolar.

De 30 de janeiro a 1 de fevereiro, desenvolveu-se a primeira atividade nos Centros Escolares do Vale do Cávado, Caldelas, Ferreiros e D. Gualdim Pais, dedicada ao tema “Os insetos e a alimentação”. Atendendo ao desafio lançado pelas Educadoras de Infância envolvidas neste projeto, a Bióloga/Geóloga, Marina Mendes, e a Nutricionista, Marina Rodrigues, do Município de Amares, realizaram uma palestra de sensibilização ambiental, direcionada para a proteção dos insetos e a sua valorização enquanto agentes polinizadores, nomeadamente, no controlo biológico de pragas e consequente aumento da produção de hortofrutícolas e cereais. Neste contexto, foi também reforçado o projeto "Heróis da fruta" já existente em alguns centros escolares.

A segunda atividade a explorar com as crianças será uma aula de campo, para identificar os insetos que se encontram no recreio da escola, e a terceira será a construção de uma casa para insetos.

Insetos e alimentação.jpg

Insetos e alimentação2.jpg

Insetos e alimentação4.jpg

Insetos e alimentação5.jpg