“COVAS – VIVÊNCIAS PASSADAS, HISTÓRIAS CONTADAS” – UM LIVRO DO ESCRITOR CERVEIRENSE JOÃO CALDAS
“Covas – Vivências Passadas, Histórias Contadas” é o título de um livro da autoria de João Caldas que retrata o quotidiano das gentes de Covas, pujante freguesia do concelho de Vila Nova de Cerveira.
Ao longo das suas cerca de trezentas páginas, o autor dá a conhecer várias histórias que contam factos verídicos que tiveram como protagonistas, alguns covenses. Algumas são sérias e exemplos de bondade, de partilha, de dedicação e de servir; outras, dão-nos a conhecer momentos de boa disposição, por vezes hilariantes, vividos no dia a dia, tendo como cenário tabernas, barbeiros, sapateiros ou ambientes rurais.
Outras, ainda, relembram tradições, usos e costumes que o tempo teimosamente teima em apagar. E foi para evitar que esse apagão destrua por completo a memória do passado do povo da sua aldeia, que resolveu editar este pequeno condensado de folhas, a que ouso chamar livro.
Trata-se de uma aturada recolha de histórias do dia-a-dia, algumas divertidas – os cenários são os mais diversos, desde tabernas, barbearia, igreja, campo, etc. – outras que descrevem brincadeiras de crianças, e outras, mais sérias, que nos contam acontecimentos em que alguém de Covas ou seu descendente esteve envolvido.
João Manuel Araújo Domingues Caldas de seu nome completo é um dinâmico cerveirense que ao longo da sua vida tem vindo a destacar-se nas mais diversas áreas profissional, social e cultural, de entre as quais destacamos o seu papel como autarca e a colaboração que mantém há mais de quatro décadas no jornal Serra e Vale. Na realidade, seria extensa a descrição da sua biografia, o que é aliás dispensável por se tratar de alguém conhecido e estimado pelas gentes de Covas e de Vila Nova de Cerveira em geral, estendendo a sua amizade num abraço a muitos amigos de outros concelhos minhotos.