Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

COURENSES CANTAM AS JANEIRAS

XV Encontro de Janeiras de Paredes de Coura. sábado | 21h00 | Centro Cultural

São doze as Associações do concelho de Paredes de Coura que se reúnem em mais um Encontro de Janeiras, que este sábado, pelas 21h00, no Centro Cultural, volta a dar corpo a uma das tradições mais ricas e bonitas do cancioneiro popular courense.

janeira

A Confraria Senhora da Pena e as Associações de Cristelo, Cunha, Insalde, Lamamã, Mozelos, Padornelo, Parada, Paredes de Coura, Rubiães, Sporting Clube Courense e Vascões, num total de cerca de 300 elementos, entre cantadores e músicos, proporcionam o som e o tom ao XV Encontro de Janeiras de Paredes de Coura, depois de terem percorrido as aldeias do concelho a cantar os Reis e as Janeiras.

Como habitualmente, este XV Encontro de Janeiras é precedido por um desfile pelas ruas centrais de Paredes de Coura, com concentração no Largo Visconde de Mozelos, junto aos Paços do Concelho, e percorrendo em animada marcha pela Rua Conselheiro Miguel Dantas até ao Centro Cultural. Um desfile que só se efetuará caso as condições climatéricas o permitam.

Os grupos das associações culturais, recreativas e desportivas, estabelecimentos de ensino locais, grupos de catequese, Lar de Idosos e Centros de Dia, provenientes de todo o município, continuarão durante todo mês de janeiro a visitar as casas e a Cantar as Janeiras, como é tradição neste concelho do Alto Minho, e que todos os anos rejuvenesce partilhando saberes e experiências de geração em geração.

janeiras1