Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CORO SENIOR DE ESPOSENDE APRESENTA-SE EM CONCERTO NO PORTO

A convite do Orfeão de Paranhos, o Coro Sénior de Esposende vai apresentar-se em concerto, no próximo sábado, dia 22 de junho, pelas 17h00, no salão da Cripta da Igreja de Paranhos, no Porto. O coro esposendense interpretará temas variados do tradicional e contemporâneo português, estando também prevista a exibição do coro anfitrião.

_DSC4431 (1).JPG

Este concerto representa a estreia do Coro Sénior fora do território concelhio, traduzindo-se em mais um reconhecimento deste projeto desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende e que é resultado do empenho e esforço de um conjunto de parceiros. Trata-se, efetivamente, de um projeto de inclusão e intervenção social através de uma prática artística, que procura, além da inclusão social e bem-estar dos coralistas, a promoção de uma longevidade bem-sucedida e saudável.

Este projeto repercute-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, no que concerne ao ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

O Coro Sénior de Esposende iniciou atividade em 2016, sob a direção da maestrina Ana Carolina Capitão e conta atualmente com cerca de 120 coralistas, que têm possibilitado o enriquecimento deste projeto com os seus contributos, saberes e vivências, contribuindo para uma longevidade bem-sucedida e saudável. Recorde-se que o Coro Sénior de Esposende foi agraciado com uma Menção Honrosa do Prémio BPI Seniores 2016, destinado a apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo.

O Orfeão de Paranhos teve a sua estreia a 6 de setembro de 2014 e conta com 75 elementos de todos os grupos etários, que integram os diferentes naipes musicais no Canto Coral. Ao longo destes cinco anos de existência, tem tido como coordenadora Diana e Silva, e como maestro e diretor musical, Sérgio Sousa Martins.

Está marcado para o próximo dia 5 de julho, às 21h30, no escadório Pe. Joaquim Lima, em Forjães, a realização do 3.º Festival de Coros Seniores, que contará com a participação do Coro Sénior de Esposende, do Grupo Coral da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis e do Coro da Universidade Autodidata de Esposende. Este evento pretende promover e valorizar o trabalho que é desenvolvido em ambiente não formal e que visa o desenvolvimento emocional e social, nomeadamente o fortalecimento das relações interpessoais, a integração e a inclusão social. As vivências destes momentos tornam-se promotores do desenvolvimento individual e coletivo, e exercem uma função social e cultural.

_DSC4527.JPG