Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CONVÍVIO PASCAL JUNTA CERVEIRENSES

Utentes das IPSS’s visitaram Igreja do Sr. Bom Jesus da Cruz e Museu da Olaria, em Barcelos

Integrado no Grupo ‘Dar Vida aos Anos’, o tradicional Convívio Pascal das IPSS’s do concelho de Vila Nova de Cerveira aconteceu, esta quinta-feira, com visita guiada a dois pontos de interesse da cidade de Barcelos - a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz e o Museu da Olaria -, e um almoço-convívio entre os cerca de 100 utentes.

IMG_0516.JPG

Com o intuito de proporcionar momentos de confraternização e lazer aos munícipes institucionalizados do concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em conjunto com as IPSS’s, dinamiza um programa com várias atividades ‘fora de portas’, entre as quais se destaca a comemoração da quadra pascal.

Este ano, Barcelos foi a cidade selecionada por ter uma forte componente religiosa e cultural associada à Páscoa. Pela manhã, os utentes das IPSS’s tiveram a oportunidade de visitar o Templo do Bom Jesus da Cruz, atualmente o epicentro da célebre Festa das Cruzes. A sua origem remonta ao século XVI e está associada a uma lenda, quando, no ano de 1504, o sapateiro João Pires regressado da missa observou na terra, em pleno Campo da Feira, uma cruz de cor preta. O que considerou ser «um sinal sagrado» depressa se transformou num acontecimento popular, que fez nascer a devoção ao “Senhor da Cruz”, materializada na construção do Templo do Bom Jesus da Cruz.

No período da tarde, acompanhados pela Vereadora da Ação Social, Aurora Viães, o roteiro seguiu para o Museu de Olaria, situado em pleno centro histórico de Barcelos, e cujo acervo conta atualmente com cerca de 9000 peças, constituído essencialmente por coleções de cerâmica portuguesa fosca e vidrada (de Norte a Sul) e estrangeira (países como Angola, Argélia, Brasil, Timor, Chile, Espanha e Cabo Verde).

As instituições participantes foram o Centro Social e Paroquial de Campos, Centro Social e Paroquial de Covas, Centro Social e Paroquial de Gondarém, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Reboreda, o Lar Maria Luísa da Santa Casa da Misericórdia, e a ADSL.