Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CONVERSAS DA CASA GRANDE EM PAREDES DE COURA RECEBEM CLUBE DOS POETAS VIVOS

NCHBLXIPx0t0MIhN.gif

sáb_26 out_15h00 | Casa Grande de Romarigães

O Clube dos Poetas Vivos vem a Paredes de Coura, no âmbito das Conversas da Casa Grande. É já este sábado, dia 26, pelas 15h00, que a Casa Grande de Romarigães recebe esta iniciativa que tem a chancela do Teatro Nacional D. Maria II em torno das conversas e da poesia.

Sob coordenação de Teresa Coutinho, o Clube dos Poetas Vivos tem reunido mensalmente alternando entre o Teatro Nacional D. Maria II e a Casa Fernando Pessoa.

Com a Odisseia Nacional, na sequência das obras a que foi sujeito o Teatro Nacional D. Maria II, o clube tem viajado pelo país levando vozes da poesia contemporânea a um público mais alargado e a localidades onde, de outra forma, o Clube dos Poetas Vivos só chegaria em formato gravado.

Assim, nesta edição das Conversas da Casa Grande, aquela iniciativa que tem a coordenação de Teresa Coutinho contará com a participação de João Habitualmente, com significativa obra publicada e que começou com “Os sons parados” e “Agradecemos”, em 1994.

De lá para cá, o percurso de João Habitualmente mostra uma certa desobediência aos géneros literários, com “Poemas físicos da frente para a retaguarda na curva interior da estrada”, de 2016, às participações em obras coletivas e até às crónicas na imprensa, nomeadamente no extinto Comércio do Porto e Público.

Após a sessão, como sempre acontece com o Clube dos Poetas Vivos, os registos continuarão a ficar disponíveis em formato podcast, para escuta no SoundCloud, Spotify, Youtube e Apple Podcasts.

Medieval

Com estas ofertas para fim de semana a não ficarem apenas pelo Clube dos Poetas Vivos, no Centro Cultural é projetado, com sessões no sábado e domingo, pelas 15h00 e 21h30, o drama dirigido por Todd Phillips, Medieval.

Inspirado na história verídica de um dos maiores guerreiros da história, o ícone e senhor da guerra tcheco do século XV Jan Žižka. O Sacro Império Romano está a mergulhar no caos, quando Žižka é contratado por Lorde Boresh para raptar Lady Katherine, a noiva do infame Lorde Rosenberg, e impedir a subida deste ao poder. Enquanto Katherine é apanhada num perigoso jogo político, Jan apaixona-se pelo seu espírito forte e a sua dedicação a salvar os desfavorecidos. Numa corajosa tentativa de a libertar, ele luta ao lado de um exército rebelde contra a ganância e a traição que grassam entre aqueles que lutam pelo poder. O destino do império não está nas mãos de reis, mas nas mãos do seu próprio povo.

Título original: Medieval

Género: Drama, Guerra, Histórico

Realização: Todd Phillips

Atores: Ben Foster , Matthew Goode , Michael Caine , Til Schweiger , Sophie Lowe

Duração (minutos): 125

Classificação: 12 anos

Jogos em família e Programa Família

O fim de semana também nos traz ‘Jogos em família’, no sábado, pelas 15h00, na Caixa dos Brinquedos, e ‘Programa Família – Os grandes não têm grandes ideias’, do domingo, no Centro Cultural, pelas 15h30.

Jogos em família

Os jogos de tabuleiro modernos são a garantia de uma tarde bem passada, onde o divertimento envolve várias aprendizagens.

Caixa de Brinquedos. 26 de outubro. 15h00

Duração: 2h00

Indicado a famílias com crianças dos 6 aos 14 anos de idade.

Lotação limitada a 4 famílias.

Entrada por ordem de chegada até ao limite da lotação.

Programa Família – Os grandes não têm grandes ideias

Constança viaja com Ninguém, um amigo de infância, para Lado Nenhum. Transporta consigo um monte de preocupações, experiências vividas e aprendidas fechadas em malas e caixas.

Gosta de palavras novas, do seu significado e da sua utilidade ou inutilidade. As dúvidas que pairam nas cabeças destes amigos são as mesmas de algumas crianças e alguns adultos: o planeta, a escola, as regras, governo e governar e porquê trabalhar?

Juntos vão descobrir e nós também que afinal os Grandes não têm grandes ideias, mas nós que somos pequenos ainda vamos a tempo de mudar.

Criação e interpretação Neusa Fangueiro

Entrada por ordem de chegada limitada à lotação do espaço
Entrada: 1 euro por criança, os acompanhantes são convidados