Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL REUNE NO SALÃO NOBRE DOS PAÇOS DO CONCELHO DE CELORICO DE BASTO

Decorreu no dia 20 de fevereiro a primeira reunião de CLas, Conselho Local de Ação Social, de 2014, na sequência do trabalho desenvolvido pela rede social, com a presença das entidades constituintes.

reunião de clas (1)

A reunião foi presidida pelo presidente do Clas, Joaquim Mota e Silva, e contou com a presença dos vários responsáveis pelos diversos agentes de intervenção social concelhios públicos e privados.

Nesta reunião foram apresentados vários itens relevantes com destaque para a alteração da estrutura do Clas que conta, agora, com novos membros, nomeadamente, da área do associativismo, da agricultura, do turismo e desenvolvimento de atividades económicas com relevo no concelho. Ao mesmo tempo sofreu uma reorganização, tendo em conta a restruturação do território que passou de 22 juntas de freguesia para 15 unidades territoriais.

De acordo com o trabalho desenvolvido pela Agenda da Empregabilidade no âmbito da CIM foi apresentado um primeiro esboço do observatório do Tâmega e Sousa que tem por finalidade elaborar um diagnóstico supraconcelhio que facultará a elaboração dos diagnósticos concelhios. Nesta sequência foi apresentado o pré-diagnóstico de Celorico de Basto que espelha não só a dinâmica do território em termos de estatística mas também, a perceção dos vários agentes e entidades da comunidade que, através de grupos de trabalho, elaborarão o diagnóstico qualitativo. Estes documentos foram aprovados por unanimidade.

Destacou-se nesta reunião a apresentação do PEDI, Plano Estratégico de desenvolvimento Intermunicipal, e o PAPE, Plano de Ação de Promoção da Empregabilidade. Estes documentos foram apresentados pelo presidente do Clas, que informou o plenário das suas especificidades e dinâmicas para o concelho. “Estes documentos foram explorados e debatidos ao nível dos executivos camarários da CIM enquadrando este trabalho não como um mero planeamento mas sim, numa ação concreta a desenvolver aproveitando o próximo quadro Comunitário Portugal 2020”. Joaquim Mota e Silva salientou a importância destes documentos para a dinâmica das aldeias de Portugal. “Estes documentos terão uma importância relevante no que respeita à dinâmica das aldeias. Neste aspeto, destaco a “Vila de Basto” sendo uma ótima oportunidade, dadas as suas especificidades, de ser incluída no roteiro das aldeias históricas. Este plano estratégico visa sobretudo apresentar estratégias de intervenção para a região de forma a aprofundar a coesão social, a riqueza, a criação de postos de trabalho, a sustentabilidade das empresas, o impulso na criação empresarial, tudo isto tendo por principal objetivo a criação de condições que os cidadão tenham emprego e menos dificuldades”, salientou. Neste sentido, o presidente do Clas desafiou o plenário a fazer chegar os seus contributos/ideias ao nível do desenvolvimento de forma a analisar as possibilidades de as enquadrar nesta estratégia.

Foi ainda ponto assente nesta reunião a apresentação, discussão e aprovação do novo regulamento interno e a restruturação do novo Núcleo Executivo do Clas. Um grupo mais alargado de trabalho com o intuito de ser representativo em todos os setores do concelho de Celorico de Basto. Destaque para a discussão e aprovação por unanimidade das linhas orientadoras para a elaboração do plano de ação do Clas para 2014.

reunião de clas (2)