Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CONCELHO DE CAMINHA JÁ VIVE O NATAL

Festa da Marioneta marca a Agenda Natal este fim-de-semana

A magia de Natal já se faz sentir no concelho de Caminha. Foram muitos os que acorreram ontem ao final da tarde, às praças de Caminha e de Vila Praia de Âncora, para assistirem à inauguração da iluminação de Natal. Quarenta dias, quarenta eventos e 16 instituições envolvidas dão o mote à Agenda Natal que está a animar o concelho até ao inicio de 2017. Os objetivos são fazer de Caminha uma das rotas turísticas de fim de ano e dinamizar a economia local. 

inauguração iluminação Natal 2016 (1).jpg

Desde ontem que o espirito de Natal se sente no concelho de Caminha. De facto, o dia foi marcado por vários momentos: começou a Rota da Rabanada, o projeto “O Natal Na minha Vida” e o ponto alto do dia aconteceu quando se acenderam as luzes de Natal, primeiro em Vila Praia de Âncora e depois e Caminha. O momento foi acompanhado pela Academia de Música Fernandes Fão. A iluminação de Natal é da responsabilidade da Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, União de Freguesias de Caminha e Vilarelho e comerciantes do concelho.

Para além das ruas acolhedoras, são muitas as iniciativas que estão a decorrer. Este mês, no concelho de Caminha, desde Vila Praia de Âncora a Seixas, passando por Âncora, Vile, Caminha, Gondar e Vilarelho, há 36 rabanadas diferentes para degustar nos cafés, pastelarias e restaurantes aderentes do concelho, isto é, cada um dos estabelecimentos aderentes terá à venda diariamente a sua especialidade. Como referimos, existem 36 especialidades de rabanada (rabanada de mel, de nozes, recheada, de Vinho do Porto e recheio de chila, de leite, entre muitas outras especialidades). Os preços, esses são convidativos. Variam entre os 0,50€ e os 5€. Para incentivar o consumo da rabanada, o Município de Caminha elaborou o chamado “Passaporte Rota da Rabanada” com os diversos estabelecimentos aderentes, e a cada 10 carimbos, dará direito a uma oferta do Município de Caminha, a levantar nos Postos de Turismo do concelho.

inauguração iluminação Natal 2016 (2).jpg

Outras das iniciativas é o projeto “O Natal na Minha Vida”. Este projeto pretende que as pessoas partilhem com o Município o que o Natal representa nas suas vidas. Participar é fácil. Os interessados em partilhar “O Natal na Minha Vida” devem enviar para o email cultura@cm-caminha.pt uma fotografia, acompanhada de uma frase ou pequeno texto de sua autoria ou do seu autor favorito e um link (YouTube) para a sua música de Natal preferida. Com todos os contributos recebidos, no dia 20 de dezembro, o Município vai criar um “grande álbum de emoções” na rede social Facebook, ao dispor de todos, numa partilha única de vivências e sentimentos.

Este fim-de-semana, a marioneta vai ser a atração no concelho, com a realização da II Festa da Marioneta Lusogalaica – Maluga. Workshops de construção de marionetas e espetáculos e animação de rua por companhias portuguesas e galegas vão marcar esta segunda edição.

A Festa da Marioneta Lusogalaica visa dar a conhecer a arte da marioneta e o trabalho realizado nesta área em Portugal e na Galiza. Com atividades orientadas para todas as gerações, esta segunda edição conta com um programa aliciante. Durante as manhãs vão decorrer os workshops de construção de marionetas e as tardes serão preenchidas com animação de rua e espetáculos no Valadares, Teatro Municipal.

inauguração iluminação Natal 2016 (3).jpg

No sábado, dia 3, das 10h00 às 12h30, terão lugar as Oficinas Divertidas “Olhapins e Olharapos” – Construção de Marionetas em Esponja, a cargo do Teatro e Marionetas de Mandrágora. Esta atividade vai decorrer no Edifício Paços do Concelho e dirige-se a crianças maiores de 6 anos. Pelas 16h00, na Praça Conselheiro Silva Torres, terá lugar o Teatro Dom Roberto, Teatro Tradicional Português de Marionetas, a cargo de S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos. O dia encerra no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, com o espetáculo “História de um gato e de um rato que se tornaram amigos”, pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora.

No dia 4, das 10h00 às 11h30, terão lugar as Oficinas Divertidas “Marionetas nas Mãos” – Construção de Marionetas, pelo Teatro Babaluva. Esta atividade vai decorrer no Edifício Paços do Concelho e dirige-se a crianças dos 5 aos 12 anos de idade. Pelas 16h00, na Praça Conselheiro Silva Torres, terá lugar o Teatro Dom Roberto, Teatro Tradicional Português de Marionetas, a cargo de S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos. Esta II Festa da Marioneta vai encerrar com o espetáculo “Lume – Teatro de Marionetas”, pelo Teatro Babaluva.

A Festa da Marioneta Lusogalaica é organizada pela Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho e conta com o apoio do Município de Caminha.

Estas iniciativas juntam-se a mais três dezenas que estão a decorrer no concelho até ao final do ano. De facto, são muitas a iniciativas que vão animar o concelho de Caminha nos próximos dias, com destaque para Plante um Pinheiro de Natal no dia 15 de dezembro; a 3ª Caminhada do pai Natal no dia 18; os vários concertos de natal a cargo do Orfeão de Vila praia de Âncora e Academia de Música Fernandes Fão; Caminha, onde o Norte passa o ano com Marta Ren & The Groovelvets e Grupo de Covers Xornas e o Concerto de ano Novo com a Sociedade Musical Banda Lanhelense e o Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira.

inauguração iluminação Natal 2016 (4).jpg