COMISSÃO EUROPEIA APROVA ARROZ DE SARRABULHO DE PONTE DE LIMA COMO ESPECIALIDADE TRADICIONAL GARANTIDA – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS
O Arroz de Sarrabulho á Moda de Ponte de Lima acaba de ser classificado pela Comissão Europeia como uma ETG (Especialidade Tradicional Garantida), informou hoje o Director Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural em Bruxelas.
Termina assim, o percurso de uma dezena de anos para a concretização desse objectivo, após uma série de investigações, testes, recolhas de amostras, elaboração do caderno de especificações, aqui salientando-se os perfis sensoriais do arroz, chouriça de verde, tripa, beloura e rojões, realizadaos no laboratório da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, instalada no antigo convento de Refóios. O coordenador técnico do processo elaborado o ano passado para a capital europeia nos termos do Aviso publicado no Diário da República de 15 de Março de 2023, o docente da ESA/IPVC Nuno Vieira de Brito, condensou assim o dossiê para obtenção dessa garantia ao Produto Tradicional Português.
Nas fundamentações históricas ou origem do Sarrabulho de Ponte de Lima, avultam estudos e artigos da autoria do saudoso Francisco Sampaio ea e do autor destas linhas, com arranque a 12 de Março de 2004, comunicações apresentadas ao – Seminário de apresentação do projecto “ Confraria Gastronómica do Sarrabulho á Moda de Ponte de Lima “, realizado no auditório dos Paços do Concelho.
A iguaria de Ponte de Lima e de Portugal encontra-se assim “ protegida contra a falsificação e uma utilização indevida”, tal como “ a forma como o produto é fabricado ou a sua composição”. Nos termos da legislação comunitária para o sector agrícola.
Com os 900 anos da fundação de um dos municípios mais antigos do país, anterior á Nacionalidade (1143), a nossa Terra recebe nesta data um galardão á sua gastronomia e aos seus agricultores e/ou empresários, onde produtores e restauração têm elevado valor económico, turístico e social
Também, é uma forma de assinalar o centenário da morte da “mãe” do Arroz de Sarrabulho de Ponte de Lima, a empresária e Cozinheira Clara Rosa Penha (ocorrido a 2 de Setembro de 1924), com seu restaurante fundado em 1860 e onde é relembrado a introdução dum prato do mundo rural no circuito comercial.
Terminado o prazo da consulta pública do Sarrabulho em 24 de Dezembro último, a boa notícia que recebemos de Bruxelas pelo dirigente máximo do processo de classificação há momentos atrás, resta-nos sublinhar que a receita – padrão seja cumprida, defendida, usada em prol da qualidade e de preservação duma ementa que minha tia-trisavó paterna introduziu , continuado por sua sobrinha, bisavó do autor, Maria Adelina Penha, e finalmente terminada sua missão gastronómica com a sua - neta da fundadora do restaurante / casa de comidas / hospedaria, Belozinda Penha Varela, falecida em 2002.
Aguardemos agora pela publicação da receita do prato típico Limiano em todas as línguas da União Europeia e publicação do relatório final de peritos no Jornal Oficial, o que deverá acontecer dentro de três semanas, informou-nos ainda a Comissão Europeia / Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.