Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

COGUMELOS DA SERRA DA CABREIRA ATRAEM AMANTES DA NATUREZA

Colheita pedagógica em Vieira do Minho

Meia centena de pessoas afluíram à Serra da Cabreira, no concelho de Vieira do Minho, para participarem no evento “CAVA à Descoberta dos Cogumelos 2021”, organizado pelo Clube Amigos de Vieira (CAVA).

Cogumelos da serra da Cabreira atraem amantes da n

Apesar do mau tempo que se faz sentir este fim de semana, os amantes da natureza de Vieira do Minho e também de outros concelhos do distrito de Braga, designadamente Braga e Vila Verde, responderam a esta chamada anual do CAVA, que correspondeu às suas quintas jornadas micológicas.

“Para nós é um prazer e um imperativo de cidadania organizar um evento que tem como objetivo principal fazer pedagogia ecológica e promover o respeito pelo ambiente e pelos ecossistemas”, afirma Filipe de Oliveira, presidente do CAVA

Com este evento, que decorreu este sábado, 30 de outubro, no vale do Turio, território considerado o pulmão verde da Serra da Cabreira, na freguesia de Cantelães, “ajudamos as pessoas a descobrir as diferenças entre cogumelos tóxicos e não tóxicos”, explicou Filipe de Oliveira.

“Cumprimos, assim, a missão de ajudar a descobrir o mundo dos cogumelos e alertar para uma consciência ecológica dos cidadãos, num ambiente que propiciou a partilha, a amizade e a fraternidade”, acrescentou o presidente do CAVA.

No final desta colheita e verificação de cogumelos, houve um piquenique nas Casas de Abrigo da Serradela, no qual o CAVA ofereceu produtos locais a todos os participantes, nomeadamente mel e barquilheres. “Em Vieira do Minho é produzido mel de excelente qualidade”, considera Filipe de Oliveira.

O CAVA lamenta que muitas outras pessoas não tenham podido participar nestas jornadas micológicas dedicadas aos cogumelos, dado que o evento estava limitado a 50 pessoas.

A Associação Cultural e Recreativa Fonte da Urze, da freguesia de Eira Vedra e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apoiaram a iniciativa.

Filipe de Oliveira _ Presidente do Clube Amigos de

Cogumelos da serra da Cabreira atraem amantes da n