CLUBE DE GASTRONOMIA PONTE DE LIMA ASSINALOU DIA DO ENOTURISMO – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS
Mais um evento para membros e amigos de longe, uma outra reunião do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, um encontro de apreciadores de culinária tradicional portuguesa! Dezena e meia de comensais reuniram no Morgado ´s Tavern para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo. A efeméride, instituída em 2009 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho, tem como objectivo principal, promover o turismo do vinho, a divulgação da cultura, património e tradições.
E, foi esse o sumário da tertúlia na Feitosa, com convidados da Europa e EUA: da Suíça, presença de Adão Barros, arcuense de nascimento mas Limiano de coração e parceiro do nosso Clube, promotor de gastronomia regional portuguesa, principalmente nas regiões de Genebra e Lausanne; da Flórida, um casal gestores de aplicações financeiras: a nossa conterrânea Gabriela Azevedo e seu esposo, este de raízes aveirenses, Estarreja, mas ambos apreciadores da cozinha minhota, Pontelimense, por cá nas férias e lá nos convívios de amigos e família.
O receituário foi de moda antiga, com inovação ou complemento: como entrada, um acepipe com base na culinária francesa, um Kiche não da Lorraine e com queijo, mas “ à moda de Ponte de Lima”referiu-se, com recheio de alheira de galo da MinhoFumeiro e cogumelos laminados. Depois, a proposta principal do Chef Filipe Morgado, melhor a repetição, aprovada que foi no exame dias antes! Um javali estufado e com arroz de forno, a delícia elogiada, o pitéu desejado…
E, para completar a receita do porco montês ou bravo, houve novamente um manso, caseiro, na mesa! Foi seu pernil assado, a batatinha e os legumes acompanharam – no, e os glutões devoraram tudo!
Mas, para ajudar ao repasto e á conversa, um tinto maduro voltou a ser pretendido tal como no Serão do Javali: produzido na Quinta da Lapa, concelho da Azambuja, na casta Cabernet Sauvignon, ficamos pelas duas versões: o Reserva e o Selection, com as explicações da parte de Guilherme Galante, jovem marketteer do sector, em Ponte de Lima e na região de Lisboa.