Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CINE TEATRO JOÃO VERDE TRANSFORMADO EM JARDIM DIVINO COM INTENSO AROMA A CAMÉLIA

O significado de camélia é jardim fértil ou jardim divino. O seu aroma é intenso, agradável e encantador. A sua elegância e simplicidade inspirou poetas e escritores como Alexandre Dumas que, em 1848, publicou o conhecido romance “A Dama das Camélias”.

DSC_0058 (Large) (1).JPG

No último fim de semana, o Cine Teatro João Verde foi literalmente invadido por esta planta ornamental e decorativa com apresentação de trabalhos feitos por floristas e associações locais e galegas. Neste particular, destaque para a forte participação de pessoas de Salceda de Caselas.  

Os trabalhos expostos, disciplinarmente colocados nos corredores e na galeria de exposições daquela estrutura cultural, mostraram diferentes géneros de camélias com significado distinto. Exemplos: as brancas simbolizam beleza perfeita, as cor-de-rosa revelam grandeza de alma e as vermelhas sinal de reconhecimento. 

Os visitantes tiveram também a oportunidade de visualizar várias fotografias de camélias localizadas em espaços públicos e em casas particulares do nosso concelho. Umas com enquadramento aéreo. Outras com a criatividade inspiradora da camélia.

Na abertura da exposição, foram entregues diplomas e uma lembrança, feita pela APPACDM, delegação de Monção, a todos os participantes. A Vice-Presidente, Conceição Soares, sublinhou a importância deste evento como incentivo à promoção desta planta e agradeceu a presença e colaboração de todos nesta iniciativa. 

A Exposição de Camélias englobou ainda trabalhos de pintura de Joana Degues e de cerâmica artesanal de Patricia Oliveira que, na manhã de domingo, coordenou uma oficina de trabalho de desenho e técnicas de impressão sobre camélias com a presença de uma dezena de participantes.

Na noite de sábado, o Cine Teatro João Verde animou-se com a música tradicional do Grupo Popular “Os Teimosos” e as “Voces de Arrieiro”, agrupamento galego. Desta forma, à beleza natural juntou-se a criatividade artística num palco privilegiado de fruição cultural.

DSC_0078 (Large) (1).JPG

DSC_0080 (Large).JPG

DSC_0202 (Large).JPG

DSC_0206 (Large) (1).JPG

DSC_0232 (Large).JPG

DSC_0246 (Large).JPG