Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CERVEIRA: TRIBUNAL DE CONTAS DÁ LUZ VERDE PARA OBRA DO EDIFÍCIO DE CULTURA E INOVAÇÃO

O Tribunal de Contas emitiu visto favorável à empreitada de adaptação do Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários a Edifício de Cultura e Inovação de Vila Nova de Cerveira, num investimento de mais de 1ME. Os trabalhos no terreno arrancam já na próxima semana, após a formalização, esta quinta-feira, do Auto de Consignação entre a Câmara Municipal e a empresa adjudicatária.

IMG_3076.jpg

Para o Presidente da Câmara Municipal, esta obra insere-se na política encetada pelo atual executivo municipal “de privilegiar a recuperação do edificado ao invés de construir novos edifícios que, a maioria das vezes, se constituem como ‘pequenos ou grandes elefantes brancos’, com pouca utilidade prática e futura”. Fernando Nogueira sublinha que a empreitada em causa visa “uma reabilitação profunda de um edifício histórico, localizado à entrada da vila, conferindo-lhe uma dinâmica digna e ajustada ao espaço e ao ambiente envolvente”.

Assim, o rés-do-chão vai concentrar os Serviços Municipais de Ação Social e da Segurança Social, bem como a construção de uma nova e moderna Biblioteca Municipal, libertando o histórico imóvel do Solar dos Castros para preparar uma possível candidatura para acolher o Museu da Bienal de Cerveira, em plena ‘sala de visitas’ do concelho. Já o piso superior fica reservado para fins culturais, recreativos e de associativismo, mantendo-se o funcionamento independente ou integrado do Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves.

Integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana do concelho, e com um investimento de mais de 1ME, financiado pelo FEDER através do Programa Operacional Norte 2020, a empreitada avança para o terreno no imediato, prevendo-se que estejam totalmente concluídos no início de 2022.