Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CERVEIRA-TOMIÑO: ORÇAMENTO PARTICIPATIVO TRANSFRONTEIRIÇO VENCE CATEGORIA DO PRÉMIO AUTARQUIA DO ANO 2020

O Lisbon Awards Group atribuiu, esta quinta-feira, ao Município de Vila Nova de Cerveira um prémio na categoria "Democracia, Igualdade e Participação Cívica - Orçamento Participativo" na 1ª edição do Prémio Autarquia do Ano, com o projeto ‘Participação Pública Sem Fronteiras’ (Orçamento Participativo Transfronteiriço – OPT Cerveira-Tomiño).

Premio Autarquia do Ano.jpg

Com caráter pioneiro na Euroregião Galiza-Norte de Portugal, o OPT Cerveira-Tomiño foi implementado em 2017, integrando um projeto mais amplo de envolvimento das populações vizinhas de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño (Galiza) na definição de soluções para necessidades comuns, através de uma Agenda Estratégica de Amizade de Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño.

Com quatro edições concretizadas, o OPT Cerveira-Tomiño já conta com oito projetos executados e dois pendentes devido à mais recente realidade mundial provocada pela pandemia Covid-19. Dotado de um orçamento total de 20 mil euros, desde a primeira edição (2017) que o impacto deste mecanismo de participação pública sem fronteiras ultrapassa qualquer investimento financeiro ou físico, pois na sua essência está a concretização de atividades conjuntas, procurando uma maior coesão social e um maior desenvolvimento económico através da cooperação entre os dois municípios.

O Prémio Autarquia do Ano, do Lisbon Awards Group, nasceu com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público. Os vencedores das diversas categorias foram conhecidos, esta quinta-feira, numa cerimónia que, devido às condicionantes derivadas da Covid-9, decorreu através das plataformas digitais.