Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CERVEIRA RECUPERA ESCOLA DE MENTRESTIDO

Antiga escola primária de Mentrestido será sede de duas entidades locais

As instalações da antiga escola primária de Mentrestido vão ser cedidas à Assembleia de Compartes dos Baldios da freguesia e à Associação de Desenvolvimento Rural – Terras de Cerveira, ao abrigo de um protocolo que ambas as entidades vão estabelecer com o Município de Vila Nova de Cerveira. Medida foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara desta quarta-feira.

Antiga Escola Mentrestido

Para além de garantir uma sede de trabalho a duas entidades da freguesia, o protocolo a celebrar é também uma forma da autarquia assegurar a manutenção do edifício desativado e de lhe devolver a utilidade pública, preservando os elos afetivos com a comunidade envolvente.

Os edifícios das antigas escolas primárias são património municipal e, sempre que é apresentada uma proposta para cedência, tem sido prática constante do executivo cerveirense dar resposta favorável, mediante o preenchimento de alguns requisitos e garantias na sua utilização. A prioridade é dada a associações e entidades locais, mas quando não é manifestado esse interesse, parte-se para a alienação em hasta pública, situação já praticada no concelho.

A maioria das cedências até aqui protocoladas versa fins culturais, recreativos e desportivos, existindo ainda alguns edifícios transformados para acolher valências de apoio social.

Com o presente protocolo de cedência do edifício em causa na freguesia de Mentrestido, apenas fica por resolver o caso de uma antiga escola de 1º ciclo, cujo futuro está já a ser ponderado pela autarquia.