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BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

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CERVEIRA QUER ESPAÇO DO CIDADÃO EM COVAS

Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira propõe balcão único para Zona Industrial e Freguesia de Covas

Interessada em colaborar na implementação dos Espaços de Cidadão, tirando proveito das potencialidades das tecnologias de informação e comunicação que contribuam para uma melhor relação entre Administração Pública e cidadão, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai apresentar à AMA – Agência para a Modernização Administrativa -, proposta para criação de um Espaço de Cidadão na Zona Industrial e de um micro-balcão na Freguesia de Covas.

Depois de analisar e auscultar as melhores opções para a instalação destes balcões únicos de atendimento ao público, a autarquia cerveirense assinalou duas prioridades: a Zona Industrial pólo II, pela maior concentração de pessoas com interesses diversificados, e a freguesia de Covas, pela distância à sede da vila. A proposta vai ser apresentada pelo Município cerveirense à Agência para a Modernização Administrativa, de forma a puder ser celebrado um protocolo tripartido entre estas duas entidades e a Ceval, Confederação Empresarial do Alto Minho, e a Junta e Freguesia de Covas.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira explica que a instalação e o funcionamento destes espaços de cidadão podem trazer benefícios em termos de desburocratização e poupança de tempo útil aos munícipes cerveirenses, empresas instaladas e trabalhadores, constituindo um potencial desenvolvimento do concelho e permitindo a capacitação do cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública. Fernando Nogueira sublinha que este protocolo permitiria gerir sinergias e levar os serviços da administração pública para próximo dos cidadãos, prestando um melhor serviço.

A rede de espaços de cidadão é coordenada pela AMA e visa a modernização e a simplificação administrativa, constituindo uma iniciativa inovadora de atendimento em balcão único, enquadrada no programa Aproximar, facilitadora da relação com a Administração Pública e visando uma oferta de atendimento complementar aos serviços públicos existentes.