Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CERVEIRA PREPARA VERÃO CULTURAL

Cerveira, ‘Vila das Artes’ sugere programação cultural de excelência

Verão é sinónimo de férias, festas e animação. Afirmando-se como destino turístico, Vila Nova de Cerveiraconvida a ‘Vi(m)ver Cerveira’, através de um cartaz cultural minuciosamente preparado para o período que se avizinha caraterizado pela diversidade e qualidade. Dança, concertos, artesanato, romarias, viagem medieval e desporto são algumas das propostas para julho, agosto e setembro.

vimver cerveira.jpg

 Os próximos meses prometem ser agitados com propostas para todos os gostos e idades, conjugando tradição e contemporaneidade, envolvendo a ‘prata da casa’ e o que de melhor há a nível nacional e internacional.A programação de eventos do Município de Vila Nova de Cerveira baseia-se numa relação de proximidade com o público, proporcionando uma experiência sensorial única num ambiente natural que se quer inesquecível, de forma a consolidar a atratividade e visibilidade à ‘Vila das Artes’.

A chegada do verão pede celebração, e nada melhor do que recebê-lo a dançar. É o XII Dancerveira, de 23 a 26 de junho, que volta a cativar mais de mil bailarinos e cerca de cinco mil pessoas a assistir aos espetáculos ao ar livre, aos workshops e às dinâmicas performativas. Em julho, o destaque vai desde logo para o cenário colorido d ‘O Crochet Sai à Rua’: após o sucesso de 2014, os espaços públicos voltam a ser criativamente ornamentados com crochet, resultado de um grande envolvimento da comunidade cerveirense. Altura também para comemorar mais um aniversário do Aquamuseu do rio Minho, uma referência ibéricacom um programa especial (a partir de 10 de julho). E depois, ‘senhoras e senhores, silêncio que se vai cantar o fado’: os serões de 23 e 30 de julho vão ser bem passados num registo intimista inspirador de tradição e modernidade com as ‘Noites de Fado’ que, este ano, mantém concertos de referência com Cuca Roseta e Camané.

As boas-vindas a agosto fazem-se com honras a São Sebastião. As Festas Concelhias de Vila Nova de Cerveira (04 a 07 de agosto) apresentam um conjunto de iniciativas de cariz religioso e profano que envolve jovens e menos jovens num ambiente popular e moderno. De regresso aos serões quentes de agosto também está o “Cerveira Acústica”, com dois espetáculos em português e com artistas que correspondem às elevadas expetativas do público: Tiago Bettencourt (13 de agosto) e Aurea (27 de agosto). Segue-se a BIA – Artes e Ofícios Tradicionais (10 a 14 de agosto) a propor uma valorização do artesanatosob o caráter cultural, formativo e informativo.Destaque ainda para a Festa da História (18 a 21 de agosto), pois quem gosta de encenação e recriação de outras épocas, não pode perder uma viagem aos tempos medievais, transformando o casco histórico num espaço privilegiado de encontro, negócio e lazer.

Setembro junta tradição, música e desporto. Suscitando a preservação de costumes desta região, a Desfolhada Tradicional Minhota decorre no primeiro fim-de-semana, juntamente com as Festas da Srª. Ajuda. A arte filarmónica sobe ao palco do concelho cerveirense com mais um Festival de Bandas (18 de setembro), e a cooperação transfronteiriça Cerveira-Tomiñopropõe a realização do X Triatlo da Amizade (18 de setembro) e o II Simpósio Internacional de Escultura do Minho (23 de setembro a 12 de outubro).

O Município de Vila Nova de Cerveira lança assim o convite a pequenos e graúdos para desfrutarem deste programa cultural elaborado para ‘Vi(m)ver Cerveira’!