Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CERVEIRA: MUSEU BIENAL E AQUAMUSEU COM ENTRADAS GRATUITAS PARA TURISTAS

DSC00250.jpg

Para assinalar, de forma simbólica, o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro), a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira concede, esta sexta-feira, entradas gratuitas aos turistas que queiram visitar os dois museus municipais – o Museu Bienal de Cerveira e o Aquamuseu do rio Minho.

Porque nos encontramos na ‘Vila das Artes’, torna-se incontornável desfrutar daquele que é o primeiro palco das artes do concelho. O Museu Bienal de Cerveira é um repositório da arte contemporânea nacional e internacional das últimas quatro décadas, reunido numa Coleção com mais de 700 obras, avaliadas em mais de um milhão de euros, e este ano com a possibilidade de visitar a XXIII Bienal Internacional de ser de Cerveira, a decorrer até 31 de dezembro.

O Aquamuseu do rio Minho convida as famílias a ‘viajar’ dentro de quatro paredes por toda a riqueza daquele curso de água internacional. Este equipamento, de interesse supramunicipal, tem aquários com espécies do Rio Minho, Lontrário, Museu das Pescas e Loja do Rio, para além das exposições temáticas patentes ao público.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) celebra, desde 1980, o dia 27 de setembro como o Dia Mundial do Turismo. O turismo é um dos setores económicos mais importantes do mundo. Emprega uma em cada dez pessoas no Planeta e proporciona meios de subsistência a centenas de milhões de outras. Permite que as pessoas conheçam algumas das riquezas culturais e naturais do mundo e aproxima as pessoas umas das outras, realçando a nossa humanidade comum.

O turismo é um pilar essencial da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e constitui um primeiro ponto de entrada no mundo do trabalho, especialmente para as mulheres, os jovens, os trabalhadores migrantes e as populações rurais dos países em desenvolvimento e dos países menos desenvolvidos (Nações Unidas, 2023).

Aquamuseu do Rio Minho 01.jpg