Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CERVEIRA LIMPA ECOPISTA DO MINHO

Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira procedeu à limpeza geral da Ecopista do rio Minho

Com o intuito de valorizar e proporcionar excelentes condições de acessibilidade aos inúmeros utilizadores, a autarquia cerveirense realizou, nestes últimos dias, uma limpeza geral da Ecopista do rio Minho, ao longo de toda a frente ribeirinha, através dos funcionários municipais.

IMG_2413

A ação resultou no corte de vegetação e na retirada de ramos de árvores já danificados entre a ecopista e a margem do rio Minho, de modo a tornar o percurso pedestre/ciclável mais atrativo, com boas condições de visibilidade e de desfrute da bela paisagem sobre aquele troço de água internacional e o outro lado da fronteira.

Simultaneamente, a União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe realizou trabalhos de ornamentação com a plantação de pequenas árvores ao longo do percurso, tornando aquele “corredor” verde lúdico e desportivo ainda mais natural e acolhedor, envolvendo os utilizadores num percurso com caraterísticas ambiental-paisagística.

O executivo cerveirense sublinha o excelente trabalho de colaboração efetuado pelos funcionários municipais e a União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, que vem potenciar a mais-valia que a Ecopista representa para o turismo de natureza do Concelho, dada a excelente taxa de frequência de portugueses e espanhóis, ou turistas de outras nacionalidades.

Não obstante, e no âmbito da melhoria dos serviços de higiene e limpeza do Concelho, a Câmara Municipal tem apostado num reforço de equipamentos modernos e necessários para desenvolver estes trabalhos de asseio dos espaços de uso público, nomeadamente novas roçadoras profissionais, máquinas de corte de relva, sopradores e uma viatura mista de transporte de pessoal e maquinaria.

De momento, estão a decorrer a bom ritmo as obras da 2ª fase da Ecovia ‘Caminho do Rio’, Troço Rural Nascente, que vai ligar os concelhos de Vila Nova de Cerveira e Valença. A empreitada, com um investimento na ordem dos 600 mil euros, visa a construção de mais sete quilómetros de Ecovia que permitirá a ligação entre a Ecovia já executada (Gondarém, Loivo, Vila Nova de Cerveira e Lovelhe) e a Ecovia de Valença em fase de construção.

07